CryptoTimes

China afirma não haver previsão para lançamento oficial de sua moeda digital

26 maio 2020, 8:40 - atualizado em 26 maio 2020, 10:02
Apesar de ainda não haver uma previsão para o lançamento oficial da DCEP, a China poderá lançar sua moeda digital para combater ameaças dos EUA (Imagem: Pixabay/RABAUZ)

Yi Gang, governador do Banco do Povo da China (PBoC, na sigla em inglês), declarou que o banco central ainda não possui um cronograma para o lançamento oficial do yuan digital.

Yi deu detalhes em uma entrevista ao Financial Times e ao China Finance, cuja transcrição foi publicada no site do banco nesta terça-feira (26).

A entrevista foi realizada durante “Two Sessions”, as reuniões anuais da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês — um órgão consultivo com mais de dois mil membros — e o Congresso Nacional do Povo, o parlamento do país ou órgão legislativo principal.

Embora não fosse novidade que não há um cronograma definido para o lançamento da moeda digital da China, os comentários de Yi reforçam esse ponto.

O PBoC está testando internamente sua moeda digital, conhecida como Moeda Digital/Pagamento Eletrônico (DC/EP), em quatro cidades — Shenzhen, Nova Área de Xiong’an, Chengdu e Suzhou — desde abril.

Yi disse que esses testes-piloto “ainda são um trabalho rotineiro no processo de pesquisa e desenvolvimento, e não significa que o RMB digital será oficialmente emitido. Não há cronograma para quando será oficialmente lançado”.

Yi também confirmou que a DC/EP pode ser usada durante as Olimpíadas de Inverno em Pequim de 2022 “para verificar a confiabilidade teórica e a estabilidade do sistema”.

O Banco do Povo da China, o banco central do país, afirmou que sua criptomoeda, DCEP, poderá ser usada nas Olimpíadas de Inverno de 2022 em Pequim (Imagem: Crypto Times)

Quando perguntando qual é o significado de emitir uma moeda digital legal, Yi disse que é “favorável para satisfazer, com eficácia, a demanda pública para uma moeda legal sob as condições da economia digital”, além de melhorar a conveniência, a segurança e o nível de antifalsificação de pagamentos de varejo, bem como acelerar o desenvolvimento da economia digital chinesa.

O PBoC começou a pesquisar sobre a DC/EP em 2014 e “praticamente completou o design de alto nível, a formulação de padrões, o desenvolvimento de funções, o teste antifalhas etc. sob a premissa de uma operação de dupla camada, substituição de dinheiro e anonimidade controlável”, afirmou o governador.

Embora Yi tenha dito que não há cronograma para o lançamento do yuan digital, um informante contou ao The Global Times que a China poderia acelerar o lançamento da DC/EP para combater possíveis ameaças dos EUA.

“Apesar de os EUA não ter colocado empresas e instituições chinesas em sua Lista de Entidades, os EUA ainda podem ser uma ameaça a instituições chinesas e impactarem a posição do yuan nos acordos internacionais. Nesse quesito, a moeda digital operada pelo estado chinês pode ser apresentada antes do que o planejado para combater um possível bloqueio dos EUA”, afirmou Cao Yin, conhecedor da indústria de blockchain em Pequin, ao The Global Times.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar