Petróleo

China acerta com EUA liberação de reservas de petróleo, dizem fontes

14 jan 2022, 15:18 - atualizado em 14 jan 2022, 15:18
Petróleo
Os preços do petróleo Brent operavam acima de 85 dólares o barril nesta sexta-feira (Imagem: André Ribeiro)

A China liberará petróleo de seus estoques estratégicos nacionais por volta do feriado do Ano Novo Lunar, que começa em 1º de fevereiro, como parte de um plano coordenado pelos Estados Unidos com outros grandes consumidores para reduzir os preços globais, disseram fontes à Reuters.

As fontes, que têm conhecimento das negociações entre os dois maiores consumidores de petróleo do mundo, disseram que a China concordou no final de 2021 em liberar uma quantidade não especificada de petróleo, dependendo dos níveis de preço.

“A China concordou em liberar uma quantidade relativamente maior se o petróleo estiver acima de 85 dólares o barril, e um volume menor se o petróleo ficar perto do nível de 75 dólares”, disse uma fonte, sem dar mais detalhes.

Os preços do petróleo Brent operavam acima de 85 dólares o barril nesta sexta-feira.

A liberação dos estoques de petróleo pela China ocorrerá por volta do Ano Novo Lunar, disseram as fontes. A China estará fechada para o maior feriado anual de 31 de janeiro a 6 de fevereiro.

A Administração Nacional de Alimentos e Reservas Estratégicas da China não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A liberação acordada de reservas pela China é resultado de uma série de discussões, relatadas pela Reuters em novembro, que o governo Biden manteve com outros grandes consumidores de petróleo depois que a oferta apertada levou os preços globais do petróleo a altas de vários anos.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar