BusinessTimes

China abre processo na OMC contra limites dos EUA para exportação de chips

12 dez 2022, 20:42 - atualizado em 12 dez 2022, 20:42
Chips
Os EUA aprovaram em outubro um conjunto de normas para prejudicar a indústria chinesa de semicondutores (Imagem: Pixabay)

A China iniciou uma disputa comercial na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra os Estados Unidos por causa de suas medidas de controle de exportação de chips, informou o Ministério do Comércio da China.

Os EUA aprovaram em outubro um conjunto de normas para prejudicar a indústria chinesa de semicondutores, provocando uma reclamação de um importante grupo comercial da China.

“A China toma ações legais dentro da estrutura da OMC como forma necessária de abordar nossas preocupações e defender nossos interesses legítimos”, disse um comunicado do Ministério do Comércio da China, segundo sua missão diplomática em Genebra.

A missão acrescentou que as restrições dos EUA “ameaçam a estabilidade das cadeias de suprimentos industriais globais”.

A solicitação de consultas é o primeiro passo de um processo no organismo global de comércio. Os EUA bloquearam nomeações para o principal órgão de decisão da OMC em disputas comerciais, o que significa que algumas disputas nunca são resolvidas.

“Recebemos um pedido de consultas da (República Popular da China) sobre certas ações dos EUA que afetam os semicondutores”, disse Adam Hodge, porta-voz do escritório do representante comercial dos EUA.

“Como já comunicamos, essas ações direcionadas estão ligadas à segurança nacional e a OMC não é o fórum apropriado para discutir questões sobre esse tema”, disse Hodge em comunicado.

A reclamação da China sobre restrições à exportação de chips dos EUA ocorre dias após uma decisão da OMC contra Washington em um processo movido pela China sobre tarifas de metais.