AgroTimes

Chile detecta primeiro caso de gripe aviária em humano

30 mar 2023, 12:26 - atualizado em 30 mar 2023, 12:26
Gripe aviária
O Chile registrou casos de gripe aviária H5N1 desde o final do ano passado em animais silvestres (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration)

O Chile detectou o primeiro caso de gripe aviária em humano, informou o Ministério da Saúde do país na quarta-feira.

O caso foi detectado em um homem de 53 anos que apresentava sintomas graves de gripe, de acordo com um comunicado divulgado pelo ministério, mas eles observaram que o paciente estava em condição estável.

O governo também está investigando a fonte de contágio, bem como outras pessoas que estiveram em contato com o paciente.

O Chile registrou casos de gripe aviária H5N1 desde o final do ano passado em animais silvestres.

Casos recentes em fazendas industriais levaram o governo a interromper as exportações de aves. Casos industriais também foram detectados na Argentina, mas o Brasil, maior exportador mundial de aves, continua livre do contágio.

Autoridades de saúde chilenas ressaltaram que o vírus pode ser transmitido de aves ou mamíferos marinhos para humanos, mas não há transmissão conhecida de humano para humano.

No início deste ano, o Equador confirmou seu primeiro caso de transmissão humana de gripe aviária em uma menina de 9 anos. Autoridades globais de saúde disseram que o risco de transmissão entre humanos é baixo, mas fabricantes estão preparando vacinas contra a gripe aviária para humanos “por via das dúvidas”.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar