Chile critica Bolsonaro por comentários no debate
O governo do Chile criticou Jair Bolsonaro por ter acusado o presidente Gabriel Boric de participar de uma onda de violência que paralisou o país no final de 2019.
Os comentários de Bolsonaro foram inaceitáveis e quebraram as regras de respeito mútuo que regem as relações entre as nações latino-americanas, disse o ministério das Relações Exteriores do Chile, em comunicado.
“O uso político das relações bilaterais para fins eleitorais, baseado em mentiras, desinformação e manipulação, corrói não apenas os vínculos entre nossos países, mas também a democracia.”
? AHORA | Canciller Urrejola condena acusación de Bolsonaro contra presiente Boric: “Son absolutamente falsas y lamentamos que en un contexto electoral se aprovechen las relaciones bilaterales y se polaricen a través de la desinformación con noticias falsas” pic.twitter.com/Ctrq6CyZxL
— CNN Chile (@CNNChile) August 29, 2022
No debate de domingo à noite, na Band TV, Bolsonaro acusou o rival Luiz Inácio Lula da Silva de apoiar Boric, “o mesmo que praticava atos de tocar fogo em metrôs lá no Chile”.
Manifestantes queimaram 18 estações de metrô durante um surto de violência em outubro de 2019.
Boric, deputado na época, fazia parte de um grupo de políticos que concordou em elaborar uma nova constituição para reprimir a violência que vai a um referendo neste fim de semana.
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!