Carreiras

‘Chegou o nosso momento’: Luiza Helena Trajano reflete sobre os novos tipos de lideranças durante evento

07 mar 2024, 9:08 - atualizado em 07 mar 2024, 9:46
evento banco master - luiza trajano
Evento realizado pelo Banco Master em homenagem ao mês das mulheres que contou com a presença de Luiza Helena Trajano. (Imagem: Divulgação Banco Master)

“Chegou o nosso momento”, vibrou Luiza Helena Trajano para um auditório cheio de mulheres, nesta segunda-feira (06). Com carisma e bom humor, a empresária e líder de uma das principais varejistas do país esteve em um evento, na Bahia, para falar sobre liderança e empreendedorismo.

O evento reuniu cerca de 900 colaboradoras do Banco Master no intuito de celebrar o mês da mulher e oficializar a parceria do banco com o Grupo Mulheres do Brasil, também liderado por Trajano.

O encontro contou não só com a presença da atual presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, como também com a head de ESG do Banco Master e presidente do Instituto Terra Firme, Flávia Lima, que discursaram sobre a importância das mulheres se engajarem e ajudarem umas as outras a chegarem mais longe.

A representante do Magalu contou ao Money Times que o propósito do seu discurso era justamente mostrar a força feminina e incentivar a presença de mais mulheres no poder.

Trajano falou sobre a importância da figura feminina nas empresas atuais que buscam ser mais orgânicas do que mecânicas, evidenciando uma mudança de pensamento que favorece a entrada de mulheres nas lideranças das empresas.

“O tipo de gestão (depois da pandemia) passou de mecânica para orgânica e nós mulheres – é isso que eu gosto de aumentar o nível de consciência – nos somos muito preparadas para as empresas orgânicas porque trabalhamos muito com a intuição e com muitas coisas ao mesmo tempo […] hoje nos estamos preparadas para esse momento da gestão”, conta a líder.

A empresária ainda enalteceu sua família formada, principalmente, por quatro mulheres que começaram do nada e que sempre exaltaram o trabalho duro. “Eu tinha um propósito desde os 12 anos de idade: eu queria tocar na banda, não queria ver ela passar”, ressaltou.

Trajano mencionou ainda, com pesar, a sua tia Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza, que faleceu no início de fevereiro, e que abriu muitas portas quando nem se sonhava com isso anos atrás.

Às próximas gerações de líderes, ela destacou no evento a autoconfiança como uma das principais virtudes para alçar voos maiores, além de uma escuta ativa para, como ela mesma pontuou, “somar QIs”. Acrescentou a essas dicas também a busca pela excelência e inovação.

“O mundo mudou muito, se você for bom, você vai competir com muitos. Você tem que ser excelente. Tem que ser feliz, mas enquanto tiver empregado, tem que dar o melhor, tem que estar inovando”, pontuou.