Resultados

Chegou a vez de Itaú (ITUB4) divulgar os resultados; veja apostas para o lucro do 3T23

06 nov 2023, 14:30 - atualizado em 06 nov 2023, 14:30
itau-itub4
Itaú deve apresentar mais um trimestre positivo, avaliam analistas (Imagem: REUTERS/Sergio Moraes)

O Itaú (ITUB4) é o próximo grande banco a divulgar os resultados do terceiro trimestre do ano. A companhia reporta o relatório nesta segunda-feira (6), após o fechamento do mercado, e, depois de o Santander Brasil (SANB11) dar a largada para o setor com números que agradaram analistas do mercado, a expectativa em relação às demais companhias melhorou, como o Safra havia sinalizado em sua prévia.

No geral, o Itaú deve estar do lado positivo entre os bancões. Para a XP Investimentos, ele e o Banco do Brasil (BBAS3) devem dar continuidade ao crescimento da carteira de crédito, enquanto as taxas de inadimplência mostrarão aumento marginal.

Em análise semelhante, o Goldman Sachs acredita que, mesmo com a desaceleração geral de empréstimos, Itaú e BB estão bem posicionados para expandir suas carteiras. No caso do maior banco privado do Brasil, o crescimento deve vir pela exposição à alta renda.

Para a Genial Investimentos, a expansão da carteira de crédito deve levar a um aumento da receita líquida de juros (NII) “tanto pelo maior volume quanto pela tesouraria, que deve continuar apresentando um bom desempenho”.

“Além disso, esperamos que as receitas com tarifas sejam beneficiadas por algumas operações específicas no trimestre”, acrescenta a corretora.

Segundo os analistas da Genial, a inadimplência relativamente estável e a melhora de performance de novas safras pode representar um ponto de inflexão do ciclo de crédito.

Dessa forma, a expectativa para 2024 é de uma aceleração no crescimento da carteira de crédito diante da retomada do apetite a risco em algumas linhas de negócio, além de alívio na linha de tarifas com um mercado de capitais mais ativo.

“Do lado dos custos, esperamos que o destaque positivo virá do custo de crédito com níveis de provisões (PDD) mais controladas”, completa a Genial.

Quanto Itaú vai lucrar?

As projeções da Genial para o Itaú implicam em um crescimento de 10,5% em base anual do lucro líquido do terceiro trimestre, para R$ 8,92 bilhões.

Enquanto isso, o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) deve atingir patamar “consistente” de 20,7%.

A carteira de crédito deve subir 6,7% ano a ano, com impacto positivo das linhas que haviam sofrido mais no ciclo (cartões e pequenas e médias empresas, por exemplo), avalia.

A corretora espera ver um crescimento anual de 12,4% do NII, com a margem com clientes beneficiada por maiores volumes enquanto o spread se mantém estável. A margem com mercado deve seguir com bom desempenho, apesar de uma leve pressão do internacional.

O consenso do mercado estima um lucro líquido de R$ 8,98 bilhões para o Itaú, de acordo com levantamento realizado pela Bloomberg.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar