Chegada do Bitz intensifica competição em mercado de carteiras digitais, diz XP
A chegada do Bitz, nova empresa do Bradesco (BBDC4) focada em contas de pagamento, intensifica a competição no mercado de carteiras digitais, avaliou a XP Investimentos.
“Acreditamos que o nível de competição no mercado de carteiras digitais vem aumentando e a entrada do Bradesco intensifica esse movimento, pois o banco oferece uma ampla rede de distribuição e é a maior adquirente como prestadora de serviço”, disse a corretora.
Com o Bitz, clientes podem armazenar dinheiro, fazer pagamentos, transferências, recebimentos, recarga de celular, pagamentos por QR Code e compras online. Com estruturas societária e financeira independentes, a empresa tem a Cielo (CIEL3) como prestadora exclusiva dos serviços de tecnologia.
Logo após o anúncio do Bitz, o BTG Pactual (BPAC11) lançou o banco digital para varejo BTG+.
Erros e acertos
A novidade do Bradesco se assemelha a de empresas concorrentes. Algumas, inclusive, não foram muito bem sucedidas em suas estratégias. O Itaú (ITUB4) lançou no ano passado o iti, aplicativo de pagamentos que mostrou, de acordo com a XP, baixa aderência de mercado e encontrou dificuldades de engajamento.
Na avaliação da corretora, a criação do Bitz é positiva, mas ainda é cedo para avaliar o desempenho das operações.
No caso da Cielo, a ação da companhia registrou forte alta no último pregão devido à notícia de exclusividade na prestação de serviços à nova empresa. Para os analistas, a reação do mercado foi “exagerada”.
“Nossa opinião se baseia em: i) baixa visibilidade dos volumes que podem ser entregues pela plataforma; ii) sem contrato de exclusividade; e iii) o Pix, que deveria ser um dos principais motivos para a criação da plataforma, não deve cobrar tarifas”, explicaram.