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Chegada do 5G: O que muda no marketing digital?

20 set 2022, 15:26 - atualizado em 20 set 2022, 15:26
5G
Chegada do 5G deve impulsionar experiência dos consumidores e possibilidades das empresas (Imagem: REUTERS/Tingshu Wang)

Nos últimos meses, fomos bombardeados com inúmeras notícias sobre a chegada do 5G ao Brasil. Ao mesmo tempo em que as empresas de telefonia móvel se movimentavam para agilizar o acesso da população à complexidade da nova tecnologia, o mercado nacional (e isso inclui todos os setores) discutia os benefícios de uma internet ainda mais avançada e qual a melhor forma de se adaptar a ela.

A chegada do 5G está diretamente ligada à transição da indústria 4.0, que inclui nada mais nada menos do que o quarteto: Inteligência Artificial, Robótica, Inteligência das Coisas e Computação em Nuvem.

Ou seja, todas essas tecnologias contribuem de alguma forma para os negócios do país, sejam eles micro, pequenos, médios ou grandes.

Se já fomos surpreendidos com as melhorias do 4G, o 5G surpreenderá ainda mais. Isso porque utilizamos muito nossos celulares.

Até na pandemia, quando a experiência “on the go” não foi tão necessária, a população brasileira se manteve contra a estatística de outros países. De acordo com o State of Mobile, estudo produzido pela Semrush, enquanto nos Estados Unidos, o número do tráfego móvel correspondeu a 69.44% de todo o tráfego online, por aqui, a comparação foi de 93.37% para os aparelhos móveis e apenas 6.63% para o desktop.

Nos grandes centros urbanos, a velocidade oferecida pela nova tecnologia chegará a ser 100 vezes mais rápida do que a antiga e o número de aparelhos conectados também será 100 vezes superior, além do 5G disponibilizar melhorias na estabilidade e resposta em relação à conexão dos usuários.

É certo que ainda levará um tempo para a versão “pura” da tecnologia chegar até nós, mas já vale o questionamento: quais serão as mudanças para o marketing digital?

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Mudanças do 5G para o marketing digital

Para o público em geral, será mais fácil e ágil acessar conteúdos e interagir no mundo virtual. Para as marcas, isso significa maiores informações sobre os clientes.

Ao utilizar a Inteligência Artificial, as empresas poderão personalizar ainda mais a relação com seu público, criando conteúdos diferenciados para cada usuário, de acordo com suas preferências, perfil, localização, etc.

Será possível oferecer uma jornada e experiência positiva e interativa e, consequentemente, aumentar a taxa de retenção.

As empresas poderão explorar novas formas, antes inimagináveis, de interagir com seu público, pois o 5G disponibilizará novos canais e a criação de conteúdos ainda mais interativos. Diversas vezes, devido à lentidão da antiga internet, os usuários precisavam pausar vídeos ou diminuir a qualidade do material recebido. Com o 5G, isso não irá acontecer.

A experiência do streaming, por exemplo, não sofrerá riscos de conexão baixa ou uma péssima qualidade de imagem. Tudo será otimizado. Será também muito interessante avaliar o que o 5G trará para as estratégias locais de comunicação e marketing.

Otimizar o negócio local para os usuários que trafegam e moram na sua rua, bairro, região é uma técnica poderosa de atração de clientes, pois o usuário está pesquisando naquele momento (geralmente no celular) por uma solução próxima. Acredito que o 5G poderá entregar ainda mais informações e qualidade para essas interações.

Há outras estratégias que também estão sendo bastante comentadas pelos especialistas. A gamificação, prática de jogos entre empresa e cliente que oferece benefícios e descontos, será ainda mais interativa, assim como a realidade virtual. Já pensou em “provar” uma roupa em casa antes mesmo de comprá-la? Ou ver como um móvel ficará em sua casa sem pagar por isso? Cada vez mais, será possível unir o mundo real com o virtual.

A Internet das Coisas, ou seja, os aparelhos que utilizamos no dia a dia conectados à internet, também serão beneficiados com melhorias. Os relógios inteligentes são ótimos exemplos. Por estarem nos pulsos dos usuários, são uma forma rápida da empresa se comunicar diretamente com o cliente

Enquanto o 5G oferecerá inúmeras possibilidades às marcas, será preciso se atentar à qualidade da produção. É essencial investir em uma boa estrutura para manter a qualidade do conteúdo no mesmo nível da internet. Se a empresa continuar utilizando estratégias do 4G, ela não colherá os benefícios da nova tecnologia.

Assim como o marketing acelerou a utilização dos canais digitais com a pandemia, o mercado precisará se adaptar à era 5G. Trata-se de uma época cheia de benefícios, focada na experiência do cliente, por isso, é preciso pensar nele.

Quais são as necessidades e desejos do público da minha empresa? Com inúmeras possibilidades, será possível providenciar uma relação ainda mais próxima e fiel com o usuário.

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