Chefe do GSI pede demissão após vídeo mostrá-lo no Palácio do Planalto durante invasão de 8 de janeiro; veja imagens
O ministro Gonçalves Dias, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), pediu demissão do cargo nesta quarta-feira (19). O anúncio ocorre após a CNN Brasil divulgar vídeo que mostra o então ministro dentro do Palácio do Planalto durante as invasões de 8 de janeiro.
Em nota, o órgão informou que está investigando a conduta de seus agentes nos atos terroristas que depredaram os edifícios sede dos Três Poderes.
Nas imagens, é possível observar um baixo contingente de segurança no Planalto. Além disso, o vídeo mostra agentes do GSI conversando com os invasores e até mesmo oferecendo água.
“Quanto às afirmações de que agentes do GSI teriam colaborado com os invasores do Palácio do Planalto, informa-se que as condutas de agentes públicos do GSI envolvidos estão sendo apuradas em sede de sindicância investigativa instaurada no âmbito deste Ministério e se condutas irregulares forem comprovadas, os respectivos autores serão responsabilizados”, informou o GSI em nota.
Confira as imagens obtidas pela CNN Brasil
Militares são investigados pela Polícia Federal
Após as revelações feitas pela CNN, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou que as imagens do dia 8 de janeiro estão em poder da Polícia Federal, que tem desde então investigado e realizado prisões de acordo com ordens judiciais.
“Dessa forma, todos os militares envolvidos no dia 8 de janeiro já estão sendo identificados e investigados no âmbito do referido inquérito. Já foram ouvidos 81 militares, inclusive do GSI”, disse o governo em nota.