Internacional

Chefe do FMI vê perspectiva global “excepcionalmente incerta” e piora da situação de dívida

16 jul 2022, 13:40 - atualizado em 16 jul 2022, 13:40
Kristalina Georgieva
Em reunião de autoridades financeiras do G20 na Indonésia, Georgieva disse que o agravamento da guerra da Rússia na Ucrânia aumentou a pressão sobre os preços de commodities e energia (Imagem: Ludovic Marin/Pool vía REUTERS)

A chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, alertou neste sábado as autoridades do Grupo das 20 principais economias para tomar medidas urgentes para combater a inflação, dizendo que a perspectiva econômica global “excepcionalmente incerta” pode piorar se os preços mais altos persistirem.

Em reunião de autoridades financeiras do G20 na Indonésia, Georgieva disse que o agravamento da guerra da Rússia na Ucrânia aumentou a pressão sobre os preços de commodities e energia, e as condições financeiras globais estão apertando mais do que o esperado.

Ao mesmo tempo, interrupções relacionadas à pandemia e novos gargalos na cadeia de suprimentos continuaram a pesar sobre a atividade econômica.

A pressão estava aumentando em países altamente endividados, e a situação da dívida estava “se deteriorando rapidamente”, disse ela, segundo texto de suas declarações.

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!