Internacional

Chefe do Banco da Inglaterra defende moeda de reserva virtual

26 ago 2019, 17:48 - atualizado em 26 ago 2019, 17:48
Banco da inglaterra
A proposta provocativa de Carney destacou a batalha simultânea a 8 mil quilômetros de distância dos líderes do G-7 reunidos na França (Imagem: Simon Dawson/Bloomberg)

Autoridades de política monetária reunidas em Jackson Hole, no estado de Wyoming, não tinham certeza se a ideia do presidente do Banco da Inglaterra, Mark Carney, de criar uma moeda de reserva virtual é a resposta, mas concordam que o domínio do dólar é um problema.

Carney aproveitou o simpósio anual do Federal Reserve de Kansas City para estabelecer um objetivo radical – criar uma moeda semelhante à Libra, com base em várias moedas amplamente utilizadas – que acabaria por substituir o papel do dólar em transações internacionais.

A proposta provocativa de Carney destacou a batalha simultânea a 8 mil quilômetros de distância dos líderes do G-7 reunidos na França, que tentam preservar alguma aparência da ordem internacional em meio às explosões do presidente Donald Trump no Twitter. Os formuladores de políticas monetárias no sopé das montanhas Teton passaram a sexta-feira e sábado debatendo como poderiam fortalecer a economia mundial, com dúvidas crescentes sobre quais medidas adicionais seriam possíveis.

Adam Posen, ex-formulador de políticas do Banco da Inglaterra, argumentou que ainda existem razões políticas e econômicas fundamentais pelas quais as pessoas confiam no dólar, principalmente porque a moeda ganha uma disputa “menos feia” contra, digamos, o euro ou o yuan da China. Embora seja possível ter várias moedas de reserva, os países já tentaram usar uma cesta de moedas sintética antes e o plano não funcionou, disse.

“O desejo de se livrar do domínio total da moeda dos EUA é provavelmente saudável”, disse Posen, que agora é presidente do Instituto Peterson de Economia Internacional, em Washington. Mesmo assim, “a ideia de que existe uma solução tecnológica para conseguir isso parece equivocada”.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
bloomberg@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar