Chefe de produção da Bentley liderará revisão de software da Volkswagen
A Volkswagen nomeou o chefe de produção da Bentley, Peter Bosch, para liderar sua subsidiária de software Cariad, demitindo todos os atuais membros do conselho executivo da unidade exceto um, enquanto a montadora tenta colocar a problemática divisão nos trilhos.
Ele assumirá a partir de 1º de junho, disse o grupo alemão na segunda-feira. Outros dois especialistas em software vão ingressar no conselho da Cariad ao lado de Bosch e do chefe de recursos humanos Rainer Zugehoer, único membro atual a permanecer no cargo.
Bosch, um ex-consultor da Oliver Wyman que passou quase sete anos na marca Volkswagen antes de ir para a Bentley em 2017, também assumirá a gestão financeira da Cariad, disse a Volkswagen, confirmando uma notícia anterior do Handelsblatt.
“Ele é um estrategista, um capacitador e um jogador de equipe”, disse o presidente-executivo da Volkswagen, Oliver Blume, sobre Bosch em um comunicado.
Thomas Guenther, atualmente vice-presidente sênior da Cariad, preencherá uma das duas funções de software, disseram fontes à Reuters na segunda-feira, conforme relatado pela primeira vez pela Manager Magazin.
A Cariad foi prejudicada por atrasos e gastos excessivos, com uma nova plataforma de software destinada a permitir a condução autônoma de “Nível 4”, que deve ser implementada em toda a frota a partir de 2026, adiada para o final da década, disseram fontes.
Blume não está planejando mudar de marcha completamente com a nova liderança, disseram fontes à Reuters na segunda-feira, mas ele pretende colocar maior ênfase em parcerias para colocar os planos de software da montadora em andamento, em vez de fazer isso sozinho. “Certamente faremos algumas mudanças, mas não é uma virada de 180 graus”, disse uma fonte.