Chefe da Otan é nomeado presidente do banco central da Noruega apesar de oposição
O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, se tornará o novo chefe do banco central da Noruega, disse o governo norueguês nesta sexta-feira, apesar das preocupações da oposição de que a nomeação do ex-primeiro-ministro possa enfraquecer a independência do Norges Bank.
Embora o cargo esteja aberto a partir de 1º de março, Stoltenberg disse que primeiro cumprirá seu mandato na Otan, que vai até 30 de setembro. O Norges Bank disse separadamente que espera que o novo presidente assuma o cargo por volta de 1º de dezembro deste ano.
Stoltenberg será responsável por definir as taxas de juros e gerenciar a estabilidade financeira, bem como supervisionar o fundo soberano da Noruega, o maior do mundo, com ativos de 1,4 trilhão de dólares.
“Fiquei preocupado em identificar o melhor presidente do banco central da Noruega e estou convencido de que este é Jens Stoltenberg”, disse o ministro das Finanças, Trygve Slagsvold Vedum, em comunicado.
A nomeação encerra qualquer especulação de que Stoltenberg permaneceria na Otan, e a busca por um sucessor deve começar agora com seriedade antes de uma reunião dos líderes dos países-membros da aliança militar em junho deste ano.
A aliança está no foco das atuais tensões entre a Rússia e o Ocidente sobre a Ucrânia, com Moscou concentrando tropas em sua fronteira e buscando garantias de que a Otan nunca admitirá a Ucrânia como membro.
Stoltenberg, economista de formação e ex-líder do Partido Trabalhista da Noruega, foi primeiro-ministro norueguês entre 2000 e 2001 e entre 2005 e 2013 antes de se tornar chefe da Otan no ano seguinte.
Ele também foi ministro das Finanças e ministro da Energia.