Internacional

Chefe da ONU pressiona por compartilhamento voluntário de licenças de vacinas contra Covid-19

05 maio 2021, 16:03 - atualizado em 05 maio 2021, 16:03
António Guterres
As decisões da OMS se baseiam em consensos, por isso todos os 164 membros precisam concordar (Imagem: REUTERS/Denis Balibouse)

O chefe da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, acredita que os fabricantes de vacina deveriam permitir que outras empresas produzam versões de suas vacinas contra Covid-19, disse um porta-voz da ONU nesta quarta-feira, enquanto a Organização Mundial do Comércio (OMC) debate a quebra de patente para reforçar o suprimento a países em desenvolvimento.

“O secretário-geral pede com frequência transferências de tecnologia, compartilhamento de know-how e licenciamento voluntário ou compartilhamento de licenciamento”, disse o porta-voz Stéphane Dujarric.

Membros da OMC estão avaliando sinais de progresso depois de sete meses de conversas sobre uma proposta da África do Sul e da Índia para a dispensa de direitos de patente de vacinas contra Covid-19.

As decisões da OMS se baseiam em consensos, por isso todos os 164 membros precisam concordar.

Algumas autoridades da ONU dizem que o debate sobre a dispensa é uma distração e uma luta ideológica que não resolverá o problema de como aumentar a fabricação de vacinas.

Os 60 patrocinadores da proposta de economias emergentes enfrentam países desenvolvidos mais ricos, como Suíça, Estados Unidos e União Europeia, onde muitas farmacêuticas estão sediadas.

Há tempos Guterres pede que vacinas contra Covid-19 sejam disponibilizadas a todos os países e apela por mais financiamento para o esquema de compartilhamento de vacinas Covax, que almeja comprar até 1,8 bilhão de doses em 2021 para garantir um acesso global igualitário.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar