Ucrânia

Chefe da ONU conversa com ministros das Relações Exteriores da Rússia e Ucrânia

14 fev 2022, 15:35 - atualizado em 14 fev 2022, 15:38
ucrânia
A semana foi marcada pela escalada de tensões na Ucrânia (Imagem: Pixabay/TheKit_13)

Após a escalada de tensões envolvendo a Ucrânia, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, conversou separadamente nesta segunda-feira com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e com seu homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, informou um porta-voz da ONU.

Guterres expressou “séria preocupação” a ambos os ministros com o aumento das tensões e “saudou as discussões diplomáticas em andamento para acalmar essas tensões, sublinhando, mais uma vez, o fato de que não há alternativa à diplomacia”, disse o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric.

Os temores em relação a um conflito na região do leste europeu fizeram com que as bolsas europeias fechassem esta segunda-feira (14) registrando baixas em todos os principais índices de mercado.

Além das bolsas, o clima de instabilidade também abalou o preço de commodities como o petróleo e o trigo.

A corretora Commcor destaca que, independente da ocorrência de um conflito bélico, o mercado vem enxugando risco pelo simples racional de buscar segurança na iminência de uma delicada escalada da situação.

Até agora, a Rússia negou que está planejando uma invasão. A União Europeia se prepara para os diferentes cenários que podem se desenrolar no Leste Europeu, disse uma autoridade do bloco nesta segunda.

Leia mais sobre: