Política

ChatGPT já pode voltar a ‘falar’ italiano; inteligência artificial é restabelecida no país

28 abr 2023, 16:12 - atualizado em 28 abr 2023, 16:12
ChatGPT OpenAI inteligência artificial AI IA
Banimento foi uma perda de oportunidade, e um atraso para as startups que querem desenvolver tecnologia no país, disse autoridade. (Imagem: REUTERS/Florence Lo)

O ChatGPT, chatbot da OpenAI, já pode ser acessado na Itália, conforme relatam usuários e confirmam políticos nas redes sociais nesta sexta-feira (28). Após período de banimento por incertezas regulatórias por parte da autoridade italiana de proteção de dados, o ChatGPT já pode voltar a falar italiano novamente.

O chatbot foi banido no mês passado devido ao entendimento da autoridade do país de que não havia nenhuma base legal que justificasse o armazenamento excessivo de dados realizado pelo ChatGPT.

Desde então, a empresa disse que forneceria maior visibilidade sobre sua política de privacidade e seu formulário de exclusão de conteúdo do usuário.

Em um dos movimentos direcionados a esse problema, a OpenAI liberou nesta semana uma ferramenta que permite ativar o anonimato do chat entre ele e o usuário que não desejar a coleta de dados.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Antes da funcionalidade, todo histórico o usuário poderia ser utilizado para o treinamento da inteligência artificial – ou seja, o bate-papo que os usuários eram de propriedade da empresa para fins de pesquisa.

O vice-primeiro ministro, Matteo Salvini, afirmou em suas redes sociais que o banimento do ChatGPT foi uma perda de oportunidade, e um atraso para as startups que querem desenvolver tecnologia no país. Ele ainda afirma que a regulação já está sendo discutida no Senado.

“No Senado, a Liga acompanha uma pesquisa sobre IA, em especial do tipo generativa, com relator próprio, para garantir que a indústria italiana, as startups e todo o país não percam oportunidades de desenvolvimento e crescimento em um momento de crise”, escreveu.