BusinessTimes

ChatGPT: inteligência artificial pode fazer você ganhar mais dinheiro e trabalhar menos

04 maio 2023, 9:54 - atualizado em 11 maio 2023, 9:57
ChatGPT OpenAI inteligência artificial AI IA
O ChatGPT foi lançado em 2022 pela OpenIA. (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic)

O ChatGPT e a inteligência artificial (IA) são temas comentados em todo o mundo. Ambos vem sendo utilizados no dia a dia e podem ser aplicados no trabalho, agilizando processos, fazendo com que o negócio se torne mais prático, atrativo e gere mais dinheiro.

O sistema ChatGPT foi lançando em 2022, pela empresa OpenIA. O robô simula um diálogo, após o envio de um comando pelo usuário.

Segundo a empresa de consultoria Gartner, o ChatGPT é o primeiro passo da nova era de implementação da IA. Segundo os especialistas, estima-se que, num período de dois a cinco anos, essa ferramenta já domine o mercado.

  • Entre para o Telegram do Money Times!
    Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Quando se fala da aplicação da IA nas empresas, a primeira coisa que vem à cabeça é o ChatGPT, principalmente para personalizar e agilizar os atendimentos e para integrar a comunicação. Assim, confira quatro formas de utilizar o ChatGPT a seu favor no ambiente de trabalho e negócios.

Geração de insights

Para otimizar seus serviços e realizar trabalhos mais assertivos, a partir de boas ideias, a inteligência artificial é uma excelente opção. A IA é uma ferramenta que armazena dados, aumentando a todo instante seu nível de inteligência. Assim, boas ideias para seu negócio podem ser sugeridas pela máquina.

Resumos

Para relatórios extensos ou grandes textos a serem resumidos, é possível fornecer o material na íntegra para o chat e pedir para que ele crie um resumo daquele conteúdo. Além disso, é possível especificar o formato do novo texto, como em tópicos, em tom corporativo, entre outros. Assim, o processo interno da empresa será mais ágil.

Automação de atividades

No cotidiano das empresas, é possível perceber atividades que podem ser consideradas repetitivas, pois seguem um determinado padrão de estratégia e execução. A IA consegue ser programada para realizar esse tipo de operação com uma estratégia escolhida pelo usuário. Isso tornará as ações mais certeiras, além de economizar tempo de um funcionário, que poderá redirecionar seus esforços para alguma tarefa mais relevante.

Tomada de decisões

A IA pode ser uma aliada pera a tomada de decisões estratégicas, o que não significa que ela tomará o lugar dos executivos ou que tomará todas as decisões da gestão. Ela entrará como uma ferramenta de consulta de mercado, fornecendo um outro ponto de vista, por meio de previsões, “opiniões” e resultados adquiridos com base nas informações encontradas na rede. Quanto maior o conhecimento da situação, mais assertiva se torna a tomada de decisões pelos responsáveis.

Estagiária
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
laura.santos@moneytimes.com.br
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.