Ciência e Tecnologia

ChatGPT vai ganhar cara nova: CEO da OpenAI revela novas atualizações do chatbot após chegada do DeepSeek

13 fev 2025, 10:50 - atualizado em 13 fev 2025, 10:50
(Imagem: REUTERS/Dado Ruvic)

O CEO da OpenAI, Sam Altman, anunciou nesta quinta-feira (13) o roadmap (isto é, o roteiro de atualização) para as novas versões do ChatGPT, o GPT-4.5 e GPT-5

“Queremos que a inteligência artificial (IA) ‘simplesmente funcione’ para você; percebemos o quão complicados nossos modelos e ofertas de produtos se tornaram”, explica Altman, na postagem. 

Entre as mudanças, está o fim do seletor de modelos, no qual o usuário pode escolher qual versão do ChatGPT será usada.

“Em seguida, publicaremos o GPT-4.5, o modelo que chamamos de Orion internamente, como nosso último modelo sem cadeia de pensamento”, escreve Altman.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ChatGPT sentiu a chegada do DeepSeek?

Além disso, a versão mais recente do chatbot, o GPT-5, será gratuita para todos os usuários como configuração padrão do ChatGPT.

Já para os assinantes pagantes, o GPT-5 terá um nível mais elevado de processamento de respostas com inteligência artificial (IA) para os clientes Plus e um nível mais elevado ainda para os assinantes Pro. 

Isso acontece em meio à chegada de outros chatbots potentes, como o DeepSeek e o Qwen, da Alibaba.

A própria chegada do DeepSeek, como uma IA de código aberto e feita com menos recursos, abalou a narrativa do mercado de tecnologia, de que seria necessário cada vez mais investimentos para gerar resultados mais promissores. Veja a análise aqui. 

É editor-assistente do Money Times. Formado em jornalismo pela ECA-USP, estuda ciências econômicas na São Judas. Atuou como repórter no Seu Dinheiro, Editora Globo e SpaceMoney.
renan.sousa@moneytimes.com.br
É editor-assistente do Money Times. Formado em jornalismo pela ECA-USP, estuda ciências econômicas na São Judas. Atuou como repórter no Seu Dinheiro, Editora Globo e SpaceMoney.