Tecnologia

ChatGPT está pessimista com commodities e otimista com ouro; entenda 

23 fev 2023, 12:01 - atualizado em 23 fev 2023, 12:02
ChatGPT
No entanto, o relatório escrito pelo ChatGPT foi “relativamente bem estruturado” e incluiu tópicos desde a pandemia até taxas crescentes e políticas monetárias, disse a corretora (Imagem: REUTERS/Florence Lo)

O ChatGPT pode escrever um relatório com perspectivas de mercado bem organizado e claro, mas carece de habilidades para análise independente, de acordo com uma equipe de pesquisa de uma das maiores corretoras da China.

Analistas da China International Capital Corp pediram ao chatbot para que escrevesse um relatório sobre as perspectivas do mercado global para 2023 e descobriram que ele tem “um certo grau de conhecimento financeiro e capacidade analítica de mercado”, disseram Zhao Li e Xiaoqing Yang, em nota.

Entre para o Telegram do Money Times!

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

“É mais otimista para falar de ações e ouro e é mais cauteloso para títulos e commodities”, disseram os analistas.

O experimento surge em um momento em que as dúvidas se espalham no mundo todo sobre a capacidade do chatbot de inteligência artificial em substituir os humanos no trabalho. Isso pode ser prematuro para os analistas, pois, segundo o CICC, “ainda não possui recursos independentes de análise de mercado e não deve ser usado diretamente para orientar a decisão de investimento”.

No entanto, o relatório escrito pelo ChatGPT foi “relativamente bem estruturado” e incluiu tópicos desde a pandemia até taxas crescentes e políticas monetárias, disse a corretora.

Se estiver trabalhando com analistas humanos, o chatbot pode escrever um relatório de investimento simples em um curto período de tempo, diz a nota.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar