BusinessTimes

ChatGPT cria empresa do zero e gera receita em 5 dias; entenda

24 mar 2023, 14:30 - atualizado em 24 mar 2023, 10:34
ChatGPT
ChatGPT cria empresa e gera receita em apenas cinco dias (Imagem: REUTERS/Florence Lo)

A IA (Inteligência Artificial) do ChatGPT tem se mostrado eficiente em oferecer respostas e, conforme teste do designer Jackson Greathouse Fall, também em criar empresas que geram receita.

Em um fio no Twitter — ou thread — o designer relatou que deu à IA comando que a fez criar uma empresa, que já gerou receita em cinco dias.

“Você será a HustleGPT, uma IA empresarial. Eu sou sua contraparte humana. Eu posso agir como um intermediário entre você e o mundo real. Você tem US$ 100 e sua meta é tornar isso na maior quantidade de dinheiro possível no menor espaço de tempo, sem fazer nada ilegal”, foi o comando dado por Fall.

  • Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

Após isto, o ChatGPT desenvolveu o negócio, chamado “Green Gadget Guru”, que dá dicas sobre sustentabilidade e como levar a vida em maior harmonia com o meio-ambiente.

Dessa forma, a IA passou a tomar decisões para o negócio, que foram sendo concretizadas por Jackson. Dentre elas, a criação de uma estratégia para a empresa, envolvendo a criação de um site, definindo nicho de atuação, redes sociais e definição dos gastos referentes à operação do negócio.

Empenhado na função, ChatGPT criou ainda ideias para o logotipo, entretanto, o designer comentou no Twitter que está difícil dizer à IA que foi uma ideia ruim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 5 dias, ChatGPT gerou receita

De maneira geral, o designer foi seguindo as instruções dadas pela IA e, em cinco dias, havia U$ 130 em receita.

O projeto iniciou no dia 15 de março e, ao longo de 30 dias, Fall dará atualizações sobre a utilização do ChatGPT para criar uma empresa. As atualizações podem ser acompanhar, em inglês, no Twitter.

Desde o lançamento, Jackson Fall informou que vem recebendo investimentos e seguindo as orientações, com postagem no blog do site, bem como a contratação de redatores, para os quais a própria IA está dando instruções do que fazer.

No Discord, plataforma que permite criação de uma comunidade para pessoas interagirem, já há mais de 2000 membros. O objetivo destacado por Fall é verificar se a IA é capaz de fazer investimentos inteligentes e construir um negócio online.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.