ChatGPT, Apple, crise pós-SVB e mais: confira 5 temas globais da semana, segundo a XP
A XP Investimentos divulgou um relatório semanal com os cinco principais temas da semana no mundo. Entre os destaques estão os bancos regionais nos Estados Unidos; as decisões de bancos centrais, em especial do Federal Reserve; e o turismo na China.
Além disso, merece atenção também os desafios que o ChatGPT traz ao setor de educação. A avaliação é do estrategista global da XP, Paulo Gitz, e da estrategista de ações, Jennie Li. Confira:
1 – Crescem preocupações com bancos regionais nos EUA
A semana que passou começou com o resgate do First Republic Bank pelo JP Morgan, após intervenção do órgão regulador dos EUA, o FDIC. Porém, a notícia não foi capaz de interromper as preocupações com os bancos regionais, avaliam os estrategistas da XP.
Dias depois, “uma nova onda de preocupações com a saúde e solvência de diversos bancos regionais tomou conta dos mercados”, ponderam. Eles se referem a nomes como PacWest e Western Alliance.
Segundo a XP, as principais preocupações são: a contínua fuga de depósitos (garantidos ou não); a busca por proteção governamental dos depósitos; a situação dos empréstimos atrelados a imóveis comerciais; a crise de confiança e a ‘profecia autorrealizável’.
2- BCs sobem juros pelo mundo
A semana também foi marcada por decisões de taxas de juros no Brasil e no mundo. Além do Comitê de Política Monetária (Copom) e do Federal Reserve, destaque também para o Banco Central Europeu (BCE).
Porém, também é digno de nota, para a XP, as surpresas com os BCs da Austrália e da Malásia. Ao contrário do esperado, ambos elevaram as taxas de juros, “num sinal de que ainda há indícios de que a batalha contra a inflação ainda não está ganha”, dizem.
3- China: gastos em viagens é o maior desde o pré-pandemia
A China informou que o total gasto pelos viajantes no país durante o feriado pelo Dia do Trabalho excedeu os níveis anteriores aos da pandemia pela primeira vez. Já o número de viajantes entre o fim de abril e o início de maio saltou 71%, totalizando 274 milhões de pessoas. Em contrapartida, a ausência de opções de voos internacionais e a demora na emissão de vistos e passaportes impediu que os cidadãos viajassem internacionalmente.
4- ChatGPT x Educação
As ações da Chegg e da Pearson, empresas do setor de educação, tiveram fortes perdas na semana, em meio aos receios de disrupção que a nova tecnologia traz aos negócios da área. O CEO Dan Rosenzweig, da Chegg, ‘edtech’ que fornece serviços para estudantes, disse que o ChatGPT prejudica as taxas de crescimento de clientes da companhia.
5- Apple
A Apple (AAPL34) reportou resultados acima do esperado, afastando preocupações com os impactos do cenário macroeconômico mais desafiador. Os números surpreenderam positivamente devido ao desempenho nas vendas de iPhone, que compensou o fraco resultado com computadores pessoais (MacBook) e na linha de serviços.