Internacional

CHARGE: Nem Jon Snow segura – Game of Trump ataca os 7 reinos de Fed e pede mais estímulos

16 abr 2019, 14:28 - atualizado em 16 abr 2019, 14:28
(Imagem: Investing)

Por Investing.com

A independência do Banco Central é uma condição para que as autoridades monetárias não sofram ingerências políticas em suas decisões de políticas monetárias, como a variação da taxa de juros. O Federal Reserve (Fed), banco central dos EUA, é uma instituição privada com papel público concedido pelo Congresso americano, cujo objetivo é o cumprimento de sua dupla-missão: garantia do poder de compra da moeda nacional (vulgo controle da inflação) e a busca do pleno-emprego possível. Caso um dos mandatos não seja cumprido, o presidente do Fed, também conhecido como chairman, é convocado a prestar esclarecimentos aos parlamentares americanos.

A fronteira tênue entre ente privado e instituição de interesse público não impediu a diretoria do Fed de operacionalizar a política monetária independentemente, sem ingerências políticas. Mas o presidente dos EUA Donald Trump está prestes a abrir um precedente perigoso, com pressão sobre o chairman Jerome Powell para reduzir a taxa de juros quando o Fed subiu a taxa pela quarta vez no fim de 2018. Houve, em dezembro, até especulações de eventual demissão de Powell por Trump.

A última pressão do presidente americano foi no último domingo no Twitter. Trump reclamou que o aperto monetário do Fed no último ano cortou os ganhos do mercado de ações em talvez 30%, e que deveria começar a injetar dinheiro na economia como fez durante a recessão de 2007-2009.

“Se o Fed tivesse feito seu trabalho corretamente, o que não aconteceu, o mercado de ações teria subido de 5 mil a 10 mil pontos, e o PIB teria ficado bem acima de 4% ao invés de 3% … quase sem inflação”. Trump disse no Twitter.

Como declarar investimentos no IR? Baixe agora o nosso guia completo

“O aperto quantitativo foi um crime, deveria ter sido feito exatamente o oposto”, acrescentou, referindo-se à retirada mensal do Fed, no ano passado, de até US$ 50 bilhões dos bônus que a autoridade monetária adquiriu em resposta à crise financeira global de 2008. Na última reunião, entretanto, os diretos do Fed anunciaram a suspensão do aperto quantitativo a partir de setembro se os indicadores econômicos persistirem em apontar um cenário de desaceleração econômica.

O embate entre Trump e Powell relembra o ataque de Night King aos 7 reinos.

Enquanto isso, a estreia da temporada final de Game of Thrones começou com audiências massivas na noite de domingo.

De acordo com dados divulgados pela HBO, a estreia da 8ª temporada atraiu 17,4 milhões de telespectadores em todas as plataformas. Esse número é 8% maior que o premier da 7ª temporada há dois anos.

Os telespectadores da modalidade streaming aumentaram em particular: a HBO NOW teve um salto de 50% nos espectadores do final da temporada passada e um aumento de 97% em relação à estreia da temporada passada. Foi uma noite recorde de streaming para a HBO em geral.

A estréia da 8ª temporada também foi o episódio mais twittado da história da série, com mais de 5 milhões de tweets somente no domingo.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.