Economia

Chances do Fed elevar juros em 0,75 pp aumentam para 30% após alta na inflação do PCE

29 jul 2022, 11:48 - atualizado em 29 jul 2022, 11:49
Jerome Powell
A maioria ainda aposta na alta de 0,50 pp: as chances são de 70%. (Imagem: flickr/Federal Reserve)

Hoje, saiu o indicador favorito do Federal Reserve quando o assunto é inflação. No mês de junho, o Índice de Preços de Consumo Pessoal (PCE, na sigla em inglês) avançou 1%, quando comparado com maio.

A alta não foi bem recebida pelo mercado, que continua vendo a inflação avançar mesmo com o aperto monetário promovido pelo banco central americano. A avaliação, agora, é de que o Fed talvez precise de mais um reajuste de 0,75 ponto percentual na taxa de juros.

De acordo com o FedWatch, uma ferramenta de monitoramento do CME Group, as chances de uma alta de 0,75 pp em setembro aumentam após a divulgação da inflação. Os dados apontam 30% de chances, contra 26% registrados ontem.

A maioria ainda aposta na alta de 0,50 pp nos juros: as chances são de 70%. A projeção caiu de ontem para hoje, sendo que as chances eram de 74%. O mercado descarta reajustes de 0,25 pp e 1 pp.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reunião de setembro

Na quarta-feira (27), o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) elevou a taxa de juros em 0,75 pp, para o intervalo entre 2,25% e 2,50%.

Na ocasião, o presidente do Fed, Jerome Powell, afirmou que o banco central americano avalia seguir com novas altas nos juros pelos próximos meses, mas que os reajustes devem ser mais brandos.

Ele também comentou que o Fed atingiu a faixa de juros que acredita ser neutra, de 2,5% e que o ideal agora é decidir juros a cada reunião, sem uma orientação tão clara. Para isso, a autoridade monetária seguirá acompanhando os indicadores do mercado, especialmente de inflação e mercado de trabalho.

No entanto, o presidente não descartou a possibilidade de outra alta de 0,75 pp.

?Money Times é Top 9 em Investimentos!?

Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!

Saiba mais! TEMPO DE RESULTADOS! MOMENTO DE GANHAR DINHEIRO? VALE INVESTIR? MELHOR AÇÃO?

Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.