Política

Chance de eleição ser definida em 1º turno é remota, diz BTG

07 set 2022, 11:00 - atualizado em 07 set 2022, 9:21
bolsonaro eleições
Ex-presidente Lula e presidente Bolsonaro lideram as pesquisas e diferença entre eles é de menos de 10 pontos  percentuais (Imagem: Bloomberg)

As últimas pesquisas de intenção de votos apontam uma vantagem considerável do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na corrida presidencial. Entretanto, o BTG Pactual vê como remotas as chance de a eleição ser definida em primeiro turno.

Isso porque a última pesquisa realizada pela FSB/BTG, divulgada na segunda-feira, mostrou que o petista tem 42% das intenções de voto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro está com 34%. Uma diferença de 8 pontos percentuais (p.p.). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Queda de Lula

Porém, os analistas Fábio Serrano e Iana Ferrão destacam que Lula caiu 3 p.p. em relação a uma pesquisa divulgada em meados de agosto, quando o ex-presidente tinha 45% das intenções de votos. 

EXCLUSIVO “BOLSONARO X LULA”: com 7 de setembro e ânimos à flor da pele para eleições, saiba como as eleições podem mexer com o Ibovespa daqui para frente e o que aconteceu com a Bolsa nas últimas 6 eleições, de 1998 a 2018. Basta liberar o material gratuito neste link.

“Possivelmente, ele perdeu votos para Ciro Gomes e/ou para Simone Tebet, já que ambos avançaram”, avalia a equipe do banco.

Na última pesquisa, o candidato do PDT tinha 8%, enquanto a presidenciável pelo MDB tinha 6% da intenção de votos.

Segundo turno

Sobre a disputa em segundo turno, Serrano e Ferrão avaliam que os indicadores de rejeição são de grande relevância e muito úteis na avaliação do cenário eleitoral. 

“Eles indicam o potencial de crescimento dos candidatos em relação aos resultados da ‘primeira rodada’”, comentam. 

Todavia, o levantamento da FSB/BTG mostrou que as taxas de rejeição de Bolsonaro e Lula permaneceram relativamente estáveis ​​desde meados de agosto, quando de fato começou a campanha eleitoral. 

A taxa de rejeição à Bolsonaro superou os 50% e está cerca de 10 p.p. acima da rejeição de Lula. 

“Bolsonaro precisa reduzir sua taxa de rejeição e roubar votos de Lula para vencer”, dizem os analistas do BTG.

Entretanto, é um feito desafiador em um contexto em que ambos são amplamente conhecidos e o percentual de intenção de voto definido é alta, perto de 80%.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

EXCLUSIVO “BOLSONARO X LULA”: com 7 de setembro e ânimos à flor da pele para eleições, saiba como as eleições podem mexer com o Ibovespa daqui para frente e o que aconteceu com a Bolsa nas últimas 6 eleições, de 1998 a 2018. Basta liberar o material gratuito neste link.