Champions League: Conheça patrocinadores e valores envolvidos e saiba onde acompanhar a final
A final da UEFA Champions League ocorre neste sábado (28), às 16h no horário de Brasília, disputada por Liverpool e Real Madrid, no estádio Stade de France, em Paris, França.
O campeonato reúne patrocinadores para fomentar o evento. Eles ganham espaço para promover visibilidade às suas marcas no campeonato, que tem grande apelo com o público não apenas na Europa, mas no Brasil.
Neste ano, são sete patrocinadores oficiais globais da Champions League, sem contar com a Gazprom, empresa russa com a qual o campeonato rompeu contrato.
São elas: Heineken, PlayStation, Lay’s, Mastercard (MSCD34), FedEx, Just Eat Takeaway.com, Expedia.
? ➕ ? = ?
Which team will lift the ? in Madrid this season? ?#Unmissable #UCLTrophyTour @Heineken pic.twitter.com/8dsYq7Xqla
— UEFA Champions League (@ChampionsLeague) April 11, 2019
Matchday essentials: Friends ✅ Lays ✅ #UCL ✅
Pick up a pack to get #GameReady! pic.twitter.com/1NlbvkuRDJ
— UEFA Champions League (@ChampionsLeague) September 23, 2016
Impacto da invasão na Ucrânia no campeonato
A Gazprom era a oitava patrocinadora do campeonato, mas, devido à repercussão da invasão da Ucrânia, a UEFA Champions League rompeu o contrato com a estatal russa de gás.
Desde março, o logotipo da empresa já não é mais exibido no campeonato. A Gazprom era parceira desde 2012.
Outro impacto do conflito Rússia-Ucrânia foi a decisão do local da final do campeonato, que originalmente ocorreria no Estádio Krestovsky, em São Petersburgo. Após isso, foi definido que a final seria realizada no Stade de France, em Paris.
Valores envolvendo o patrocínio
Os valores de cota pagos pelas patrocinadoras não foram divulgados. Contudo, o contrato com a Gazprom renderia 78 milhões de euros (R$ 455 milhões) nos próximos dois anos, conforme divulgado após a rescisão do mesmo.
Segundo dados da Relo Metrics, a final da temporada 2020-2021, entre Chelsea e Manchester City, rendeu US$ 14,7 bilhões em valor de mídia para os patrocinadores.
O número teve como base a análise de todos os ativos de patrocínio em 1.624 exposições durante a cobertura da transmissão da britânica BT Sport e da rede norte-americana CBS.
Conforme os dados, o valore de mídia gerado para a Expedia na última final foi de US$ 1,7 bilhão, Heineken US$ 1,6 bilhão, PlayStation US$ 1,4 bilhão e Mastercard US$ 1,4 bilhão.
Onde assistir à final da Champions League
A final do campeonato pode ser acompanhada em diferentes plataformas aqui no Brasil. Confira as alternativas a seguir:
- TV aberta: SBT
- TV fechada: TNT Sports e Space
- Streaming: HBO Max
Receba as principais notícias de Marketing
Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Marketing do Money Times e receba, todo sábado, uma seleção com as principais notícias do setor. Fique por dentro das marcas, ações de marketing e campanhas que se destacaram, bem como o que pode acontecer nos próximos dias. Clique aqui para se cadastrar.