CryptoTimes

Chainalysis lança novo site gratuito de inteligência de mercado cripto

27 jul 2020, 11:13 - atualizado em 27 jul 2020, 11:13
O site, em versão beta, gratuita e aberta ao público, fornecerá métricas diárias sobre negociação, demanda, fornecimento, geração, risco e percepções sobre o mercado cripto (Imagem: Crypto Times)

A empresa de análise em blockchain Chainalysis lançou um novo site, chamado Market Intel, visado para gestores de ativos e reguladores financeiros interessados em monitorar a saúde dos mercados de criptoativos.

O site, em versão beta, gratuita e aberta ao público, fornecerá métricas diárias sobre negociação, demanda, fornecimento, geração, risco e percepções sobre como criptoativos estão fluindo entre diversas entidades e regiões. Atualmente, o site rastreia Bitcoin, Ethereum, Tether, Bitcoin Cash e Litecoin.

De certa forma, Market Intel é uma resposta ao feedback de reguladores, gestores de ativos tradicionais e “pessoas comuns” que não estão necessariamente interessados nos produtos de análise em blockchain mais sofisticados da Chainalysis, mas querem mais informações sobre os mercados cripto, disse Philip Gradwell, economista-chefe da Chainalysis, em entrevista ao The Block.

Também é uma iniciativa de longo prazo. O mercado para o tipo de análises em blockchain sofisticadas que a Chainalysis se especializa é bem restrito, disse Gradwell.

Porém, se houvesse melhores informações sobre cripto para investidores e reguladores, estes estariam mais dispostos a entrar para o mercado — e, no futuro, talvez, até mesmo pagar pelo tipo de informações que Market Intel fornece de graça.

“É por isso que trabalhamos bastantes para nos afastarmos de métricas mais técnicas em blockchain e tentar adaptar os termos para o mundo real”, disse ele.

Por exemplo, Chainalysis usou diversos pontos de dados no blockchain, incluindo “padrões repetidos diurnos” para estimar fluxos entre regiões mundiais.

A empresa também passou um ano desenvolvendo um algoritmo para estimar os fluxos de corretoras de cripto para fiduciárias, com o número de pessoas sacando dinheiro vs. fluxos de um criptoativo para outro, afirmou Gradwell.

O novo site também irá rastrear indicadores de risco associados aos criptoativos, incluindo os “fluxos ilícitos conhecidos” como uma porcentagem dos fluxos totais, fundos ilícitos obtidos e fluxos ilícitos conhecidos negociados em serviços legítimos.

A versão beta do Market Intel será gratuita e a Chainalysis não tem planos de começar a cobrar. “Achamos que a adequação do produto ao mercado levará um tempo, mas achamos que compensará”, disse Gradwell.

“Se criptoativos amadurecerem em um ativo financeiro significativo, então o que vier em seguida serão dados decentes e uma indústria de inteligência.”

theblock@moneytimes.com.br