BusinessTimes

Céticos agora podem apostar no atraso do lançamento da Libra

07 out 2019, 10:50 - atualizado em 07 out 2019, 10:50
Desde que o Facebook anunciou oficialmente a Libra, a moeda digital enfrenta uma onda de críticas, com reguladores e bancos centrais levantando questões sobre potenciais riscos (Imagem: Jason Alden/Bloomberg)

A criptomoeda em desenvolvimento pelo Facebook enfrenta tantas críticas desde que foi anunciada em junho que uma bolsa lançou apostas sobre se a empresa de redes sociais pode cumprir a data de lançamento prevista.

CoinFLEX, uma bolsa de criptomoedas inaugurada no início deste ano, está oferecendo derivativos cuja remuneração é atrelada à probabilidade de a Libra entrar em operação até o fim de 2020. O Facebook disse que o plano é lançar a moeda em meados do próximo ano, mas o prazo depende da aprovação dos reguladores, um qualificador substancial, dadas as apreensões de formuladores de políticas, como do ministro das Finanças da França e do presidente do Federal Reserve dos EUA.

Desde que o Facebook anunciou oficialmente a Libra, a moeda digital enfrenta uma onda de críticas, com reguladores e bancos centrais levantando questões sobre potenciais riscos, como à privacidade de dados, estabilidade financeira e política monetária, dado o tamanho e o alcance da empresa. E, como a Libra entrou na arena política, até executivos do Facebook começaram a reduzir as expectativas sobre a data de lançamento oportuna.

“O Facebook tem capacidade de rivalizar com todo o sistema bancário global desde o primeiro dia, mas, por esse fato, quando será esse primeiro dia é muito incerto”, disse Mark Lamb, CEO da CoinFLEX em Hong Kong. “A reação política foi brutal, e ninguém sabe se o Facebook conseguirá superar isso.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como funciona

A CoinFLEX está oferecendo contratos futuros para serem liquidados fisicamente que fornecerão tokens de Libra se a chamada moeda estável estiver no mercado em 30 de dezembro de 2020 ou na data de liquidação. Se a Libra não estiver operacional até então, os investidores não receberão nada e perderão seu investimento inicial.

Um investidor que atribuir 80% de chance de a Libra estar operacional antes do vencimento do contrato, pagará o equivalente a 80% de uma Libra e, se estiver correto, receberá um token de Libra quando o contrato expirar, adquirindo-os com desconto. Se estiver errado, não receberá nada, tampouco o capital investido.

Os investidores também podem apostar no atraso do lançamento da Libra em 2020. Tanto para as negociações compradas quanto para as vendidas, os ganhos serão limitados a US$ 1,1 por Libra para refletir as mudanças no valor das moedas que apoiam a chamada stablecoin, disse Lamb.