Cerca de 18,5 milhões de bitcoins foram minerados até hoje
O total de bitcoins (BTC) em circulação atingiu mais de 18,5 milhões — de um total máximo de 21 milhões — no último final de semana, segundo a exploradora de blocos Blockchain.com.
Existem menos de 2,5 milhões de BTC restantes a serem descobertos mas, apesar de parecer que a emissão da criptomoeda está próxima do fim, estima-se que só irá acabar no ano de 2140, explica o Decrypt.
As recompensas que os mineradores recebem para descobrirem um novo bloco de bitcoin diminui — reduzidas pela metade a cada 210 mil blocos ou a cada quatro anos — em um processo chamado “halving”.
O terceiro e mais recente “halving” a rede Bitcoin aconteceu em maio de 2020 e reduziu as recompensas por bloco de 12,5 BTC para 6,25 BTC.
Essa configuração foi feita por Satoshi Nakamoto, anônimo criador do Bitcoin, para que a criptomoeda tivesse uma emissão limitada a 21 milhões de moedas e se tornasse escassa.
O que acontece quando as 21 milhões de unidades do bitcoin forem emitidas?
O blockchain Bitcoin continuará operando normalmente assim como hoje e, sem as recompensas por bloco, mineradores dependerão de taxas de transação pagadas pelos usuários como fonte primária de renda. Mas isso só daqui a um século.
Bê-a-bá Cripto: o bitcoin é lastreado por alguma coisa?