CryptoTimes

Cerca de 100 bancos italianos agora fazem parte de rede blockchain desenvolvida pela R3

13 out 2020, 13:35 - atualizado em 13 out 2020, 13:35
Spunta fornecerá mais transparência na reconciliação entre bancos italianos (Imagem: Pixabay/DavidRockDesign)

Um grupo de 42 bancos italianos se candidatou para usar uma rede privada de blockchain conhecida como Spunta, totalizando para 100 o número dos bancos que estão usando a infraestrutura de pagamentos.

Spunta, baseada em Corda, plataforma blockchain permissionada da R3, é um sistema interbancário de reconciliação. A rede verifica a combinação de contas correspondentes, mantidas por bancos para pagar uns aos outros.

Na Itália, o processo sempre foi realizado nos escritórios de forma complicada.

Na teoria, a tecnologia de registro distribuído (ou DLT, na sigla em inglês) pode simplificar o processo ao permitir a detecção automática de transações que não combinam e dar a todos os participantes da rede uma ampla visualização de seu histórico de transações.

Segundo um comunicado de imprensa da Associação Bancária Italiana (ABI), Spunta processou 204 milhões de transações desde seu lançamento em março deste ano e, até o fim de 2020, terá processado mais 350 milhões.

18 dos maiores bancos da Itália, representando 78% do mercado, estão envolvidos no projeto.

A R3 é uma empresa de software corporativo pioneira na indústria de transformação digital, fornecendo tecnologia de blockchain desenvolvida para todos os tipos de negócios e segmentos.

Leia também sobre como a companhia aérea KLM Royal Dutch Airlines faz uso do blockchain Corda e como a B3, CERC, CIP e CRDC registram duplicatas na plataforma.

Claudia Mancini: blockchain público,
privado e híbrido – cada um no seu quadrado

theblock@moneytimes.com.br