CEO da Netflix quer investir mais de US$ 15 bilhões em conteúdo e desafia rivais
A Netflix espera investir US$ 15 bilhões em programação este ano, o que coloca pressão sobre seus rivais de streaming. Mas a empresa está apenas começando.
O presidente da Netflix, Reed Hastings, disse na conferência DealBook que os gastos da empresa em programas e filmes só vão crescer.
“Planejamos gastar bastante”, disse Hastings na quarta-feira durante o evento em Nova York. “Estamos crescendo e investindo em todo o mundo. Temos sido fortes em séries. Agora estamos ficando muito fortes em filmes.”
Os planos da Netflix mostram o nível de competição no setor de streaming, com os gigantes de mídia mergulhando no mercado com seus próprios serviços. As empresas competem para oferecer o conteúdo mais atraente – e a batalha não é barata.
A AT&T planeja oferecer 10 mil horas de programação com sua plataforma HBO Max, que estreia em 2020. A empresa espera investir US$ 4 bilhões no serviço, que só deve dar lucro em 2025.
Um novo serviço da Walt Disney previsto para este mês contará com dezenas de novos programas originais, além das centenas de títulos na biblioteca da empresa. E a Apple está gastando bilhões de dólares apenas em novas séries para seu serviço Apple TV+, lançado na semana passada.
A Netflix continua sendo a líder do setor, mas enfrenta mais pressão do que nunca. Hastings disse que espera aprender alguma coisa com os concorrentes.
A Netflix foi criticada pelos tradicionalistas de Hollywood por não respeitar os períodos de exibição do cinema antes de disponibilizar os filmes em streaming. Hastings disse que espera que essas janelas desapareçam completamente.
Os cinemas serão como restaurantes, disse: “Uma experiência para sair”.
Expansão
Também há muito espaço para a Netflix se expandir em novas categorias, disse Hastings.
“Um grande impulso para nós é animação e, no próximo ano, temos o início de uma grande lista de animação, por isso estamos investindo pesado nisso”, disse. “Estamos fazendo cada vez mais. Portanto, temos um longo caminho a percorrer, especialmente em nível global.”
Mas, quando perguntado se a Netflix começaria a fazer o tipo de filme de orçamento limitado de Hollywood que inundam os cinemas no verão, Hastings não deu uma resposta direta.