CEO da FTX: Políticas do Fed continuarão impulsionando oscilações de criptomoedas
O CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, afirmou que o atual momento do mercado de criptomoedas está mais próximo de um “outono cripto” do que de um “inverno cripto”.
O cofundador da corretora também acrescentou que as políticas do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos) continuarão impulsionando as oscilações de preço das criptomoedas nos próximos meses.
A expressão “inverno cripto” foi criada para designar períodos em que o preço dos ativos cai e permanece baixo por um longo período de tempo.
No início de 2022, o preço do bitcoin (BTC) e de outras criptos caiu consideravelmente, após o Fed ter anunciado o aumento das taxas de juros, em uma tentativa de conter a alta da inflação.
Em entrevista ao site Business Insider, o CEO da FTX disse: “Não acredito que seja um inverno [cripto]. Estamos vendo muita atividade nesse espaço e muito entusiasmo”.
Por esse motivo, ele indicou que talvez o melhor termo seja “outono cripto”, visto que houve, de fato, uma queda em relação a outros períodos de alta nos preços e nas atividades.
Em relação ao Federal Reserve, o executivo afirmou que a instituição é a maior condutora das oscilações no mercado cripto neste momento.
O Banco Central americano deverá encerrar os estímulos financeiros que tiveram início na pandemia de coronavírus, que levaram a um aumento em investimentos de risco durante 2020 e 2021.
Além disso, devido ao aumento da taxa de juros anunciado pelo Fed, investidores removeram seu capital de ativos com maior risco, como as criptomoedas, e o alocaram em investimentos vistos como mais seguros, como títulos públicos, o que aumentou a queda no preço no início de 2022.
Segundo o CEO da FTX, “as políticas do Fed permanecem “um dos principais condutores de movimentos do mercado”, e ele acredita que continuaremos vendo essa forte correlação nos próximos meses.
Sam Bankman-Fried fundou a corretora cripto FTX em 2019 e, atualmente, a empresa é uma das maiores do ramo no mundo. No mês passado, a FTX realizou uma nova captação de investimentos que a avaliou em US$ 32 bilhões.