Bancos

Centeno diz que maior parte dos aumentos de juros pelo BCE já foi concluída

03 nov 2022, 14:15 - atualizado em 03 nov 2022, 14:15
Mario Centeno
Em entrevista ao jornal português Público, Centeno disse ser “muito difícil afirmar qual será o valor mais alto da taxa de juros” no processo de normalização monetária em curso, após um período de níveis anormalmente baixos (Imagem: REUTERS/Pedro Nunes)

O Banco Central Europeu já realizou grande parte dos aumentos de juros necessários para conter a inflação na zona do euro, que deve atingir o pico neste trimestre, disse a autoridade do BCE Mario Centeno, nesta quinta-feira.

Ele disse que o BCE está “comprometido em agir, dependente de dados” para reduzir o ritmo dos aumentos de preços porque a inflação alta terá “um custo de recessão maior do que o causado pelas elevações dos juros”, mas alertou contra decisões precipitadas.

O BCE elevou os juros em um total de 200 pontos-base nas últimas três reuniões, e os mercados estão precificando uma série de outras medidas que levarão a taxa de depósito de 1,5% para perto de 3% em 2023.

Em entrevista ao jornal português Público, Centeno disse ser “muito difícil afirmar qual será o valor mais alto da taxa de juros” no processo de normalização monetária em curso, após um período de níveis anormalmente baixos.

“Há um entendimento (por parte do BCE) de que boa parte do esforço de política monetária que se esperava que fosse feito já aconteceu… (mas) é realmente importante que a inflação atinja seu pico”, acrescentou.

Ele disse que as expectativas apontam para “a inflação atingir um pico no quarto trimestre”, o que, caso se concretize, oferecerá “um grau muito significativo de previsibilidade à política monetária”.

A inflação na zona do euro acelerou para 10,7% em outubro e deve ficar acima da meta de 2% do BCE até 2024.

“Não podemos nos apressar. Certamente estamos muito mais próximos da taxa neutra”, disse ele mais tarde em um evento da Bloomberg nesta quinta-feira, referindo-se a uma taxa teórica alta o suficiente para conter a inflação, mas ainda moderada o suficiente para permitir que a economia cresça.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar