Política

Cenário pós-guerra cria situação ‘muito favorável para nós’, diz Guedes ao lamentar reforma do IR travada

18 mar 2022, 12:02 - atualizado em 18 mar 2022, 12:02
Paulo Guedes
Segundo o ministro, por falta de visão da classe empresarial, o projeto do IR foi bloqueado no Legislativo. Para ele, quem travou a reforma vai pegar reforma ano que vem “talvez em termos piores” (Imagem: Edu Andrade/Ascom/ME)

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta sexta-feira que o cenário mundial após a pandemia de Covid-19 e a guerra na Ucrânia é muito favorável ao Brasil, ressaltando que esse novo panorama poderia ter sido melhor aproveitado caso o Congresso tivesse aprovado a reforma do Imposto de Renda (IR).

“Nem sabíamos dessa guerra e de pandemia (quando a reforma do IR foi proposta), o que cria uma situação geopolítica inteiramente nova e muito favorável a nós, empresas do mundo ocidental se retirando da China e da Rússia, procurando novo pouso”, disse durante seminário em Fortaleza sobre a economia brasileira.

“Imagina se o Brasil pudesse oferecer um Imposto de Renda de 23% (a empresas) que pensamos lá atrás, esse reposicionamento seria todo agora em direção ao Brasil”, disse.

Segundo o ministro, por falta de visão da classe empresarial, o projeto do IR foi bloqueado no Legislativo. Para ele, quem travou a reforma vai pegar reforma ano que vem “talvez em termos piores”.