Saúde

Cenário do coronavírus no Brasil é mais nacional do que regional, diz Mandetta

19 mar 2020, 18:28 - atualizado em 19 mar 2020, 18:28
Luiz Henrique Mandetta
Mandetta destacou que é importante a continuidade do monitoramento para que o cenário seja confirmado (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O Brasil está registrando uma expansão sistemática em bloco dos casos de coronavírus em quase todas as regiões, o que desenha um quadro mais nacional do que regional, disse nesta quinta-feira o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, acrescentando que haverá um panorama mais claro na semana que vem.

Ele destacou que é importante a continuidade do monitoramento para que o cenário seja confirmado, o que eventualmente poderia levar a alterações na projeção do número de casos e à avaliação da necessidade de expansão do sistema de controle.

“Se ela (quantidade de casos) levantar toda em bloco, vai ser muito mais complexo, muito mais difícil de a gente monitorar. É importante que nos gráficos a gente tenha qual está sendo o percentual de aumento”, disse Mandetta.

Nesta quinta-feira, o ministério atualizou a contagem de casos confirmados no país para 621, avanço de 193 em relação à véspera, além de verificar seis mortes em decorrência do Covid-19.