Cenário da Santos Brasil é positivo até 2022 e ação pode subir 32%, diz BTG
O cenário da Santos Brasil (STBP3) é positivo até 2022, afirmou o BTG Pactual em relatório enviado aos clientes e obtido pelo Money Times nesta última sexta-feira (24).
Segundo o banco, o presidente da empresa mencionou que há uma forte demanda no setor de contêineres e exportação. O CEO explicou que essa elevação na procura por esse segmento ocorre por causa de três fatores.
O primeiro são os navios engarrafados nos EUA devido ao volume recorde de carga chegando à região (explicado pela expansão das compras online). Um segundo ponto é que o Brasil enfrenta restrições de capacidade de navios.
“Além da falta de fornecimento de contêineres, a forte demanda está trazendo uma pressão adicional ao mercado, à medida que o tempo de trânsito nos portos aumentam”, afirmaram Lucas Marquiori, Fernanda Recchia, Bruno Lima e Marcel Zambello ao assinar o relatório do BTG.
Os analistas comentaram que a demanda deve normalizar em 2023. “Nossos cálculos são para daqui a 2 anos porque a nova capacidade dos navio porta contêineres serão entregues no mundo todo nos próximos 24 meses”, explicaram.
Outro ponto levantado foi que a Santos Brasil vê espaço para aumentar o preço cobrado pelos seus serviços em 2022, tendo em vista que o valor cobrado ficou para trás na comparação com os demais portos do Brasil.
“Além disso, a privatização da Autoridade Portuária de Santos, prevista para o próximo ano, é um fator positivo para a indústria portuária, dado que uma maior a eficiência que deve surgir em muitos aspectos na frente regulatória”, disseram Marquiori, Recchia, Lima e Zambello.
Por fim, eles listaram alguns elementos que devem melhorar com a privatização, como contratos de gestão portuários, a reestruturação dos acessos ferroviários e rodoviários, o planejamento de longo prazo na infraestrutura, a melhoria muito desejada na transparência e uma melhor alocação de capital.
Sendo assim, os especialistas recomendaram compra para a Santos Brasil com preço-alvo de R$ 11, alta de 32,5% em relação ao fechamento desta última sexta-feira (24).