Cemig vai ter que buscar outras fontes de geração de energia, diz Pimentel
O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, disse que a estatal mineira terá de buscar outras fontes de geração de energia para recompor suas operações, após o leilão das quatro usinas hidrelétricas que a empresa controlava.
“Esse assunto já está superado. Esse assunto foi vencido com o leilão. Vamos cuidar agora de recompor a capacidade de geração da Cemig com outras fontes. Ela tem investimentos, subsidiárias que se dedicam a energias renováveis”, comentou Pimentel, após participar de uma audiência pública sobre mineração no Senado.
O governador mineiro disse que a Cemig tem sido procurada pelas empresas vencedoras dos leilões para estudar eventuais parcerias com a estatal, mas não detalhou que tipo de parceria seria essa.
“Podemos até fazer associação até mesmo com as empresas que ganharam os leilões, estamos sendo procurados. Estamos conversando sobre isso”, afirmou. Pimentel disse que sua visita a Brasília foi apenas para participar da audiência pública no Senado e não para tratar da Cemig, que questiona os valores estabelecidos pelo governo para as indenizações de suas hidrelétricas.
“A Cemig, claro, vai trabalhar pelo ressarcimento e as indenizações necessárias, mas isso é uma questão que vai demorar, está na Justiça”, comentou o governador. “Acho que perder as usinas foi um momento ruim para Minas Gerais, um momento triste para o Estado, mas não cabe agora fazer reflexão sobre o que passou. Vamos tocar para frente.”
(Por André Borges)