BusinessTimes

Cemig: plano para Belo Monte é resolver problemas antes de colocar à venda

05 jun 2017, 1:23 - atualizado em 05 nov 2017, 14:02

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) colocou sua participação na Norte Energia, responsável pela hidrelétrica de Belo Monte, entre os ativos dos quais quer se desfazer para fazer frente a seu plano de redução de endividamento.

O diretor de Desenvolvimento de Negócios da Cemig, César Vaz de Melo Fernandes, admitiu que antes de efetivamente buscar um comprador os acionistas estão tentando “resolver os problemas” da usina, como a energia que permanece descontratada.

Belo Monte já é considerada há algum tempo pelo mercado como um ativo à venda por seus controladores, entre os quais estão a controlada da Cemig, Light, a Eletrobras, que também possui um programa de desinvestimentos e espera se desfazer da hidrelétrica na Amazônia, Neoenergia, Vale, e os fundos de pensão Petros e Funcef.

Mas a venda esbarra no imbróglio envolvendo uma parcela de 20% do total da energia da usina que permanece descontratada e que seria destinada ao mercado livre, mas a um preço que se mostrou desalinhado com o mercado. Também como parte da “arrumação da casa”, a diretoria da Norte Energia foi mudada e entre os novos diretores assumiu Luiz Fernando Rolla, que anteriormente pertenceu aos quadros da Cemig.

Enquanto termina de resolver os problemas, Fernandes afirmou que os acionistas já iniciaram a seleção de assessores para ajudar na venda da empresa.