Comprar ou vender?

Cemig (CMIG4): Ações podem saltar mais de 100% após privatização; é hora de comprar?

22 ago 2023, 16:01 - atualizado em 22 ago 2023, 16:05
Cemig, privatização
Proposta enviada à Assembleia deve simplificar e favorecer as probabilidades de êxito da privatização da Cemig (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

A PEC (Proposta de Emenda da Constituição) do governo de Minas Gerais para agilizar a privatização da Cemig pode desbloquear uma potencial alta de cerca de 103% para CMIG4, com base no último fechamento (21), avaliam analistas.

A fim de simular o impacto de uma eventual desestatização, a Genial Investimentos considera que duas variáveis de avaliação da empresa devem oscilar:

  • Múltiplo EV/BRR da distribuidora entre 1,5x e 2,0x; e
  • Múltiplo P/VPA entre 1,5x e 2,0x para os ativos julgados mais interessantes — Gasmig e Aliança Geração.

Com isso, o analista Vitor Souza estima que as ações da Cemig podem subir a R$ 24,85 em um cenário mais otimista após a privatização. Entretanto, Souza ressalta que falta “uma estrada razoável para materialização de tal valorização”. A recomendação da Genial para os papéis ainda é neutra e o preço-alvo segue em R$ 12,50.

Ainda assim, a proposta enviada à Assembleia Legislativa deve simplificar e favorecer as probabilidades de êxito das privatizações de Cemig —  o que faz da iniciativa algo positivo para as ações.

Na análise da Ativa Investimentos, as ações devem enfrentar maior volatilidade enquanto o texto tramita pela Justiça e pela Assembleia e durante votação da Câmara. Mas, “o protocolo das intenções é um indicativo que este pode ter o apoio necessário para mover os seus planos adiante”, avaliam.

“Vemos o protocolo desta PEC com bons olhos e acreditamos que tanto Cemig como Copasa podem, conforme os processos inerentes às suas privatizações forem se concretizando, ser reprecificadas pelo mercado”, diz a Ativa, em comentário.

As dúvidas sobre a privatização da Cemig

Apesar do otimismo, os analistas da Ativa destacam que ainda há uma série de dúvidas quanto ao andamento do processo de privatização da Cemig.

Os analistas destacam:

  • o apoio dos deputados da câmara do Estado de Minas Gerais;
  • se Copasa e Cemig seriam privatizadas em conjunto ou separado;
  • se a Cemig se desfaria de sua participação na Gasmig antes de se privatizar; e
  • como qual seria o modelo de privatização escolhido pelas empresas.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar