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Copel (CPLE6), Azul (AZUL4), Bradesco (BBDC4): Confira empresas afetadas por ‘apagão cibernético’ hoje (19)

19 jul 2024, 10:57 - atualizado em 19 jul 2024, 14:22
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Falha global que atingiu sistema operacional Windows também afeta empresas brasileiras (Imagem: Pixabay/madartzgraphics)

Na manhã desta sexta-feira (19), bancos, aeroportos e outros serviços foram surpreendidos com a notícia de que o sistema operacional Windows, da Microsoft (MSFT), apresentava interrupções.

Por trás do motivo, está um problema na atualização do Falcon Sensor, produto oferecido pela empresa global de segurança cibernética CrowdStrike (CRWD), fazendo com que computadores que operam com o sistema operacional da Microsoft apresentassem “telas azuis”.

Internacionalmente, diversos aeroportos foram afetados com o “apagão cibernético”, fazendo com que passageiros tivessem que utilizar cartões de embarque escritos à mão. Hospitais também tiveram seu funcionamento afetado, como os de Israel.

A estação de TV Sky News saiu do ar e companhias aéreas americanas United, Delta e American Airlines emitiram uma “parada terrestre global” em todos os voos. Os serviços do 911 foram interrompidos em vários estados dos EUA, incluindo Alasca, Arizona, Indiana, Minnesota, New Hampshire e Ohio, e os serviços na Bolsa de Valores de Londres também paralisaram.

Confira as empresas afetadas pelo apagão no Windows

  • Cemig (CEMIG4): empresa afirma que apagão global afetou a estabilidade dos canais de atendimento da empresa, mas que operações de campo da companhia não foram afetadas.
  • Carrefour (CRFB3): Grupo foi afetado pela interrupção na plataforma Azure, da Microsoft, que teve uma interrupção no sistema de nuvem. Empresa afirma que está trabalhando para restabelecer serviços afetados.
  • Azul (AZUL4): companhia aérea afirma que voos podem sofrer atrasos pontuais em função de apagão, devido à intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas.
  • Nubank (ROXO34): empresa afirma que a maior parte de seus serviços operam normalmente, no entanto, houve impactos sobre as operações de canais de atendimento ao cliente.
  • Bradesco (BBDC4): sistemas dos canais digitais do Bradesco apresentam indisponibilidade na manhã desta sexta-feira.
  • Banco Pan (BPAN4): aplicativo enfrentou instabilidade na madruga de hoje devido a uma atualização de sistema por um de seus fornecedores, mas não atribuiu a falha diretamente ao apagão.
  • Anac: sistema brasileiro funciona normalmente, mas agência está monitorando eventuais atrasos.
  • Copel (CPLE6): ocorrência global impactou parte de seus sistemas de operação de distribuição e de atendimento ao cliente brevemente durante a madrugada de hoje, mas não houve prejuízos aos clientes.
  • Stone (STOC31): a empresa afirmou que operações da companhia foram impactadas, afetando a área de softwares da Linx e o Pagar.me, mas que serviços financeiros e pagamentos via maquininha não sofreram impactos e continuam operando normalmente.
  • Neoenergia (NEOE3): Grupo informou que alguns de seus serviços comerciais estão temporariamente indisponíveis.
  • Light (LIGT3): apagão cibernético afetou sistema e atrasou trabalho de equipes de campo. Equipamentos para normalização na Ilha do Governador e em Paquetá foram afetados.
  • XP Investimentos: produtos da corretora foram impactados.
  • Magazine Luiza (MGLU3): empresa informou que teve “aumento no tempo de processamento de seus pagamentos, motivado pela instabilidade sofrida por uma empresa parceira”.
  • Aneel: agência afirma que não houve impacto em seus sistemas computacionais, mas que distribuidoras de energia elétrica repassaram informações à Abradee sobre falhas em sistemas como call centers, aplicativos e despacho de equipes de campo, que estão sendo atendidas, alternativamente, via rádio.

*Com informações de Broadcast+ e Reuters

Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
giovanna.pereira@moneytimes.com.br
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