BusinessTimes

Cemig aprova contratações no mercado para cargos de liderança

13 jan 2021, 15:24 - atualizado em 13 jan 2021, 15:24
Cemig CMIG3
Procurada, a Cemig não comentou de imediato (Imagem: Divulgação/Cemig)

A estatal mineira de energia Cemig (CMIG4) informou a funcionários que seu conselho de administração aprovou a possibilidade de contratação de profissionais de mercado para posições de liderança até então restritas a pessoas com carreira na empresa.

De acordo com um comunicado interno da elétrica, visto pela Reuters nesta quarta-feira, a empresa poderá realizar tais contratações “em caráter complementar” e “até o limite de 40% das posições de liderança”.

“Essa possibilidade, já adotada em outras empresas de economia mista, não compromete a oportunidade de carreira para as ‘pratas da casa’, que serão sempre consideradas antes de se optar por uma contratação externa”, afirmou a empresa no material.

Procurada, a Cemig não comentou de imediato.

A informação vem após a Reuters ter publicado na véspera que a elétrica afastou na semana passada cerca de 15 profissionais incluindo superintendentes e gestores.

A companhia disse posteriormente que cinco desses executivos foram afastados devido a uma denúncia junto ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que solicitou informações à empresa sobre um inquérito que corre em sigilo. A empresa não deu detalhes sobre o que é investigado.

No comunicado interno visto pela Reuters, a Cemig disse que a requisição de informações do MPMG envolveria “supostas irregularidades nos processos de licitação e contratação de responsabilidade da área de Suprimentos”.

“Diante da gravidade da denúncia, a diretoria executiva determinou a instauração de um processo administrativo disciplinar para apuração da veracidade dos fatos e o afastamento preventivo do corpo gerencial da área de Suprimentos e Logística, sem imputar aos profissionais afastados qualquer responsabilidade até que todos fatos sejam apurados”, afirmou.

A empresa disse no documento que o movimento de retirar os profissionais do cargo visa “garantir imparcialidade e isenção” nas investigações.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar