Celular seguro: Governo lança hoje aplicativo que tornará aparelhos roubados em ‘pedaço de metal inútil’
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lança nesta terça-feira (19), às 15h, o site e aplicativo Celular Seguro, que visa combater roubos e furtos de telefones celulares em todo o país. Segundo a pasta, ao ter o aparelho roubado, a vítima poderá bloquear o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários em poucos cliques.
A ferramenta estará disponível na internet, além de aplicativos para Android e iOS. O registro do usuário será feito com a mesma conta utilizada no Gov.br. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), instituições financeiras e entidades privadas são parceiras para o lançamento.
- Como a reforma tributária pode impactar os seus investimentos? Matheus Spiess explica os efeitos da aprovação da reforma e seus próximos desafios. Confira no Giro do Mercado clicando aqui e prepare sua carteira:
“Cada pessoa cadastrada no Celular Seguro poderá indicar pessoas de confiança, que poderão efetuar os bloqueios da linha telefônica, caso o titular tenha o celular roubado ou furtado”, explica a pasta em comunicado.
No último sábado (16), o secretário-executivo do MJSP, Ricardo Cappelli, anunciou o lançamento por meio de sua conta no X (ex-Twitter). Segundo ele, os celulares roubados se tornarão um “pedaço de metal inútil”.
Vamos lançar na próxima terça-feira uma iniciativa que transformará os celulares roubados num pedaço de metal inútil. Com apenas um clique, a vítima enviará um aviso simultaneamente para a ANATEL, para os bancos, para as operadoras de telefonia e para os demais aplicativos.
— Ricardo Cappelli (@RicardoCappelli) December 16, 2023