Celular Seguro: Confira o passo a passo para utilizar plataforma do Governo
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lançou nesta terça-feira (19) o aplicativo e site “Celular Seguro”. Segundo a pasta, ao ter o aparelho roubado, a vítima poderá bloquear o aparelho, a linha telefônica e os aplicativos bancários em poucos cliques.
A ferramenta já pode ser acessada em navegadores como Google Chrome e Microsoft Edge neste link, e os aplicativos para Android e iOS estarão disponíveis a partir de quarta-feira (20).
O registro do usuário será feito com a mesma conta utilizada no Gov.br. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), instituições financeiras e entidades privadas são parceiras para o lançamento.
“Cada pessoa cadastrada no Celular Seguro poderá indicar pessoas de confiança, que poderão efetuar os bloqueios da linha telefônica, caso o titular tenha o celular roubado ou furtado”, explica a pasta em comunicado.
- ‘Queridinha’ dos investidores, BB Seguridade (BBSE3) perde seu posto para a Caixa Seguridade (CXSE3); Analista da Empiricus Research explica por que fazer essa troca na carteira no Giro do Mercado desta terça-feira (19), clique aqui e entenda:
Passo a passo para utilizar o site do Celular Seguro
Confira as instruções indicadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para utilização do site. O acionamento pode ser feito tanto pela vítima quanto por uma pessoa de segurança cadastrada.
Passo 1: Adicionar uma Pessoa de Confiança
- Acesse a opção “Cadastrar Pessoas de Confiança”.
- Selecione “Cadastrar Contato”.
- Insira os seguintes dados: Nome, CPF, Telefone e E-mail.
- Após este procedimento, sua pessoa de confiança estará habilitada a emitir um alerta em seu nome em caso de ocorrência com seu dispositivo.
Passo 2: Registrar Celulares de Sua Posse
- Acesse “Registrar Telefone”.
- Selecione “Cadastrar Telefone”.
- Insira os seguintes dados: Marca, Modelo, Número de Série (opcional), Pessoa de Confiança (opcional), Operadora, Telefone e IMEI (opcional).
- Clique no botão “Cadastrar”.
Vale destacar que, para que o sistema de bloqueio funcione adequadamente, é preciso que a linha telefônica esteja vinculada ao CPF.
Passo 3: Registrar Ocorrências
- Informe a data da ocorrência.
- Especifique o tipo de ocorrência (roubo, furto, perda ou outros).
- Indique o horário em que a ocorrência ocorreu.
- Clique no botão “Emitir” para registrar a ocorrência.
Passo a passo para utilizar o aplicativo
- Passo 1: Baixar o app “Celular Seguro”na loja de aplicativos do seu celular (Google Play, para Android, ou App Store, para iOS);
- Passo 2: O log-in deve ser feito pela conta gov.br, dessa maneira, quem não tem deverá criar. É preciso aceitar os termos de uso;
- Passo 3: Registrar o número do celular, podendo ser mais de um, contanto que esteja atrelado ao CPF;
- Passo 4: O cadastro de uma pessoa para realizar denúncia no lugar da vítima é opcional. Caso o faça, a pessoa deve ter cadastro no gov.br e baixar o aplicativo;
- Passo 5: Em caso de roubo, furto ou perda, a vítima ou a pessoa de confiança cadastrada pode criar a ocorrência;
- Passo 6: O aplicativo irá noticiar a Anatel e bancos parceiros, além de gerar um protocolo.
Mesmo após a criação da ocorrência, é imprescindível registrar um boletim de ocorrência.