Economia

Celular roubado, cartão de crédito perdido ou golpe do Pix: Veja o que fazer se você teve problemas no Carnaval

20 fev 2023, 11:41 - atualizado em 20 fev 2023, 11:41
carnaval, inflação
Veja o que fazer caso tenha sofrido com golpes de cartão de crédito, Pix ou perdido o celular durante o Carnaval. (Imagem: Ag. Brasil/Fernando Maia)

Por mais que o Carnaval seja um momento de festa, é quase inevitável roubo de celulares, perda de cartão de crédito e tentativas de golpes durante a folia. E esse tipo de situação pode gerar uma bela de uma dor de cabeça.

Veja o que fazer caso tenha sofrido com golpes de cartão de crédito, Pix ou perdido o celular durante o Carnaval.

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Celular

Antes de mais nada, faça um boletim de ocorrência informando o que aconteceu. Isso garante segurança caso o aparelho seja usado para acessar aplicativos de banco.

Também bloqueie e apague o celular remotamente para impedir o acesso dos dados e entre em contato com a operadora para efetuar o bloqueio do IMEI do celular. Feito isso, mude as senhas de redes sociais e avise o seu banco que o seu celular foi roubado ou perdido.

Se possível, avise em suas redes sociais ou contatos sobre o roubo. Dessa forma, você evita que parentes e amigos caiam em alguma tentativa de golpe.

Os contatos das operadoras são:

  • Claro: 1052
  • Oi: *144 (de um celular Oi) ou 1057 (de qualquer telefone)
  • TIM: *144 (de um celular Tim) ou 1056 (de qualquer telefone)
  • Vivo: *8486 (de um celular Vivo) ou 1058 (de qualquer telefone)

Cartão de crédito

Em caso de problemas com o cartão de crédito, entre em contato com o banco ou a administradora do cartão antes mesmo de fazer o boletim de ocorrência. O bloqueio do cartão é automático.

Se for identificado algum golpe, o consumidor deve avisar o banco e pedir o reembolso do valor.

Confira os canais de atendimento dos principais bancos:

Banco do Brasil

  • Capitais e regiões metropolitanas: 4004 0001
  • Demais localidades: 0800 729 0001‌

Bradesco

  • Capitais e regiões metropolitanas: 4002 0022
  • Outras regiões: 0800 570 0022
  • Deficiência auditiva/fala: 0800 722 0099
  • Acesso do exterior: +55 11 4002 0022

‌Banco Inter

  • Capitais e regiões metropolitanas: 3003 4070
  • Demais localidades: 0800 940 0007
  • Deficiente de fala e audição: 0800 979 7099

Caixa

  • Capitais e Regiões Metropolitanas: 4004 0104
  • Demais regiões: 0800 104 0104
  • Clientes portadores de deficiências auditiva e de fala: 0800 726 2492
  • Clientes no exterior: +55 (61) 3533 2000

‌C6 Bank

  • Capitais e regiões metropolitanas: 3003 6116
  • Demais localidades: 0800 660 6116

Itaú‌

  • Capitais e regiões metropolitanas: 4004 4828
  • Demais localidades: 0800 970 4828
  • Deficientes auditivos ou de fala nas capitais e regiões metropolitanas: 4004 1999
  • Deficientes auditivos ou de fala nas demais localidades: 0800 721 1999
  • Clientes no exterior: +55 11 4004 4828

Nubank

  • 0800 608 6236

Santander‌

  • Capitais e regiões metropolitanas: 4004 3535
  • Demais localidades: 0800 702 3535
  • Pessoas com deficiência auditiva e de fala: 0800 723 5007

Pix

No caso do Pix, a regra é a mesma do cartão de crédito: o primeiro a ser avisado tem que ser o banco, depois você faz o boletim de ocorrência informando a chave Pix que foi utilizada.

Não é possível cancelar um envio de PIX, mas você pode pedir o ressarcimento da transação e também fazer um bloqueio preventivo. O prazo para a solicitação desse bloqueio é de 30 minutos (das 6h às 20h) a uma hora (nos demais horários). Com isso, o fica retido por até 72 horas.