Celular roubado, cartão de crédito perdido ou golpe do Pix: Veja o que fazer se você teve problemas no Carnaval
Por mais que o Carnaval seja um momento de festa, é quase inevitável roubo de celulares, perda de cartão de crédito e tentativas de golpes durante a folia. E esse tipo de situação pode gerar uma bela de uma dor de cabeça.
Veja o que fazer caso tenha sofrido com golpes de cartão de crédito, Pix ou perdido o celular durante o Carnaval.
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Celular
Antes de mais nada, faça um boletim de ocorrência informando o que aconteceu. Isso garante segurança caso o aparelho seja usado para acessar aplicativos de banco.
Também bloqueie e apague o celular remotamente para impedir o acesso dos dados e entre em contato com a operadora para efetuar o bloqueio do IMEI do celular. Feito isso, mude as senhas de redes sociais e avise o seu banco que o seu celular foi roubado ou perdido.
Se possível, avise em suas redes sociais ou contatos sobre o roubo. Dessa forma, você evita que parentes e amigos caiam em alguma tentativa de golpe.
Os contatos das operadoras são:
- Claro: 1052
- Oi: *144 (de um celular Oi) ou 1057 (de qualquer telefone)
- TIM: *144 (de um celular Tim) ou 1056 (de qualquer telefone)
- Vivo: *8486 (de um celular Vivo) ou 1058 (de qualquer telefone)
Cartão de crédito
Em caso de problemas com o cartão de crédito, entre em contato com o banco ou a administradora do cartão antes mesmo de fazer o boletim de ocorrência. O bloqueio do cartão é automático.
Se for identificado algum golpe, o consumidor deve avisar o banco e pedir o reembolso do valor.
Confira os canais de atendimento dos principais bancos:
Banco do Brasil
- Capitais e regiões metropolitanas: 4004 0001
- Demais localidades: 0800 729 0001
Bradesco
- Capitais e regiões metropolitanas: 4002 0022
- Outras regiões: 0800 570 0022
- Deficiência auditiva/fala: 0800 722 0099
- Acesso do exterior: +55 11 4002 0022
Banco Inter
- Capitais e regiões metropolitanas: 3003 4070
- Demais localidades: 0800 940 0007
- Deficiente de fala e audição: 0800 979 7099
Caixa
- Capitais e Regiões Metropolitanas: 4004 0104
- Demais regiões: 0800 104 0104
- Clientes portadores de deficiências auditiva e de fala: 0800 726 2492
- Clientes no exterior: +55 (61) 3533 2000
C6 Bank
- Capitais e regiões metropolitanas: 3003 6116
- Demais localidades: 0800 660 6116
Itaú
- Capitais e regiões metropolitanas: 4004 4828
- Demais localidades: 0800 970 4828
- Deficientes auditivos ou de fala nas capitais e regiões metropolitanas: 4004 1999
- Deficientes auditivos ou de fala nas demais localidades: 0800 721 1999
- Clientes no exterior: +55 11 4004 4828
Nubank
- 0800 608 6236
Santander
- Capitais e regiões metropolitanas: 4004 3535
- Demais localidades: 0800 702 3535
- Pessoas com deficiência auditiva e de fala: 0800 723 5007
Pix
No caso do Pix, a regra é a mesma do cartão de crédito: o primeiro a ser avisado tem que ser o banco, depois você faz o boletim de ocorrência informando a chave Pix que foi utilizada.
Não é possível cancelar um envio de PIX, mas você pode pedir o ressarcimento da transação e também fazer um bloqueio preventivo. O prazo para a solicitação desse bloqueio é de 30 minutos (das 6h às 20h) a uma hora (nos demais horários). Com isso, o fica retido por até 72 horas.