Anatel

Celular irregular começa a ser bloqueado nesta quarta; ação começa no DF e GO

08 maio 2018, 13:53 - atualizado em 08 maio 2018, 13:53

Por decisão da Anatel, os aparelhos celulares irregulares habilitados no Distrito Federal e Goiás serão bloqueados nesta quarta-feira (9).

Esse bloqueio atingirá apenas os aparelhos habilitados a partir de 22 de fevereiro deste ano. Os que foram habilitados antes desta data não serão desconectados.

Hoje, véspera do bloqueio, o celular nesta situação receberá uma mensagem SMS explicando que o aparelho é irregular e deixará de funcionar.

Segundo a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações -, os aparelhos irregulares podem ser perigosos para a saúde do usuário por apresentarem grande quantidade de chumbo e cádmio, não possuírem garantias em relação a limites de radiações eletromagnéticas e utilizarem materiais de baixa qualidade, como baterias e carregadores mais sujeitos a quebras.

Além disso, eles tendem a apresentar problemas de queda de chamadas e falhas na conexão de dados. O Distrito Federal é a primeira região a desligar esses aparelhos irregulares. Em dezembro será a vez do Acre, Rondônia, São Paulo, Tocantins, toda Região Sul e demais esta dos do Centro-Oeste.

No Nordeste e demais estados do Norte e Sudeste, o bloqueio dos aparelhos está programado a partir de 24 de março do ano que vem.

Os celulares comprados no exterior continuarão funcionando no Brasil, desde que sejam certificados. A estimativa é de que 1 milhão de novos aparelhos irregulares entrem nas redes das prestadoras todos os meses.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar