Agenda do Dia

Celso Amorim, assessor de Lula, vai aos EUA, enquanto país divulga dados da indústria; confira a agenda desta quarta-feira (17)

17 jul 2024, 6:30 - atualizado em 17 jul 2024, 8:14
estados unidos agenda do dia celso amorim assessor lula
Nos Estados Unidos, país divulga dados econômicos como a produção industrial de junho (Imagem: Getty Images)

A visita do assessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Celso Amorim, aos Estados Unidos (EUA) para assuntos internacionais é um dos destaques da agenda nesta quarta-feira (17).

Amorim terá uma reunião com Jake Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional dos EUA. Ambos discutirão as eleições na Venezuela, marcadas para domingo (28), e outros temas internacionais, como as guerras entre Rússia e Ucrânia e entre Israel e Hamas, na Faixa de Gaza.

  • Uma recomendação de investimento por dia é tudo que você precisa para começar a construir o seu patrimônio. E é justamente isso que o analista Matheus Spiess quer enviar no seu e-mail. Clique aqui para saber como receber.

O desembarque de Amorim ao país ocorre após o atentado sofrido pelo ex-presidente do país norte-americano, Donald Trump, durante um comício no sábado (13). O presidenciável foi confirmado como a escolha do Partido Republicano para concorrer à Casa Branca.

Enquanto isso, o presidente Lula cumpre sua agenda nacional, participando da solenidade de encerramento da Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Brasília. Segundo o Planalto, o evento contará com o anúncio de entregas do Governo Federal para a população com deficiência e terá a participação do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.

Anteriormente, pela manhã, o presidente se reúne com Fernando Haddad, da Fazenda, Rui Costa, da Casa Civil, e José Múcio, da Defesa. A expectativa é de que os ministros abordem os bloqueios e contingenciamentos no Orçamento.

Outro tema que estará presente durante o dia é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 65/2023, que discute a autonomia financeira do Banco Central (BC) e a transformação de autarquia para empresa pública, apesar de alguns ministros serem contra, como Haddad. É esperado que a PEC seja discutida hoje na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a agenda do presidente Lula desta quarta-feira (17)

Horário Programação Local
09h00 Ministro da Casa Civil, Rui Costa, Ministro da Defesa, José Mucio, e Ministro da Fazenda, Fernando Haddad Palácio do Planalto
11h00 Solenidade de encerramento da 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) – Brasília
15h00 Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil substituto, Marcos Rogerio de Souza Palácio do Planalto
15h30 Sanção do Projeto de Lei n° 1741/2022, que dispõe sobre a prorrogação dos prazos de conclusão de cursos ou de programas para estudantes e pesquisadores da educação superior, em virtude de parto, de nascimento de filho, de adoção ou de obtenção de guarda judicial para fins de adoção Palácio do Planalto
15h45 Sanção do Projeto de Lei n° 6230/2023, que altera a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, para assegurar atenção às mudanças do clima, à proteção da biodiversidade e aos riscos e vulnerabilidades a desastres socioambientais no âmbito da Política Nacional de Educação Ambiental Palácio do Planalto
16h30 Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos Palácio do Planalto

Economia

Na agenda econômica, economias globais divulgam seus respectivos Índices de Preços aos Consumidor (CPI, na sigla em inglês) de junho.

Segundo o BTG Pactual, é esperada uma desaceleração no dado do Reino Unido em relação a maio, de 0,3% mensais para 0,1%. “Caso confirmado, o dado deverá dar mais confiança ao BoE para seguir alimentando as expectativas de cortes de juros à frente, apesar do posicionamento ainda hawkish de parte do comitê”, afirma o relatório.

Nos Estados Unidos, ocorre a divulgação do Livro Bege, que reúne as condições econômicas de 12 distritos, trazendo informações sobre emprego e aumento de preços, e da produção industrial.

Já no Brasil, ocorre a divulgação do Indicador de Comércio Exterior (Icomex) que, segundo o FGV-Ibre, disponibiliza mensalmente resultados de um conjunto de indicadores da balança comercial, proporcionando uma ampla cobertura do setor externo.

Confira a agenda econômica desta quarta-feira (17)

Horário País Indicador
Índia Feriado
03h00 Reino Unido IPC (Junho)
06h00 Zona do Euro IPC (Junho)
08h00 Brasil IGP-10 (Junho)
08h00 Brasil ICOMEX (Junho)
10h15 EUA Produção Industrial (Junho)
11h30 EUA Estoques de Petróleo Bruto
14h30 Brasil Fluxo Cambial Estrangeiro
15h00 EUA Livro Bege
20h50 Japão Balança Comercial (Junho)