CBC faz transação e deve controlar um terço da holding de armas Colt CZ
A Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) vai vender sua empresa de munições da República Tcheca, Sellier & Bellot, à holding Colt CZ, que une as fabricantes de armas Česká zbrojovka, subsidiária nos Estados Unidos (CZ-USA), e a Colt, clássica fabricante do setor.
A transação foi anunciada nesta segunda-feira (18) pela holding europeia, que deverá pagar US$ 350 milhões (R$ 1,7 bilhão) pela S&B. A companhia tcheca é uma fabricante tradicional de munição, tem aproximadamente 1.600 funcionários e opera sua principal unidade de produção em Vlašim.
- Como a reforma tributária pode impactar os seus investimentos? Matheus Spiess explica os efeitos da aprovação da reforma e seus próximos desafios. Confira no Giro do Mercado desta segunda-feira clicando aqui e prepare sua carteira:
Como parte do acordo, a CBC Global Ammunition LLC — majoritária que controla a CBC Brasil e outras empresas — deverá ganhar uma relevante participação acionária na Colt CZ, com 27% a 28% de suas ações, tornando-se sua segunda maior acionista, atrás apenas da CZ (Česká zbrojovka).
“Acreditamos que a transação levará a uma criação de valor notável entre os segmentos de munições e armas de fogo”, afirmou o CFO da CBC Global, Fabio Mazzaro, em comunicado. Ele destacou que a Magtech Ammunition, subsidiária da CBC, continuará a vender as munições da S&B no mercado americano.
“Esta aquisição se enquadra em nossa estratégia de longo prazo de expansão não apenas em nosso segmento principal de armas leves, mas também em áreas relacionadas, sendo a munição um complemento natural aos nossos produtos”, afirmou Jan Drahota, CEO e presidente do conselho de administração do grupo Colt CZ.
A venda da Sellier & Bellot à Colt CZ “está sujeita à aprovação regulatória em vários países”, de acordo com o comunicado. A transação deve ser concluída no primeiro semestre de 2024.