Petróleo

Cazaquistão retoma bombeamento de petróleo de unidade da chinesa CNPC

23 jan 2020, 17:26 - atualizado em 23 jan 2020, 17:26
Petróleo
A empresa cazaque disse que o teor de cloreto no óleo da CNPC Aktobemunaigas já foi normalizado (Imagem: REUTERS/Todd Korol)

A operadora de oleodutos cazaque KazTransOil retomou de forma parcial o bombeamento de petróleo proveniente da CNPC Aktobemunaigas, unidade da chinesa CNPC no país, informou a companhia nesta quinta-feira.

O bombeamento havia sido suspenso na semana passada, quando foi detectada uma contaminação do óleo da empresa com cloretos orgânicos, segundo comunicado anterior da KazTransOil.

A empresa cazaque disse que o teor de cloreto no óleo da CNPC Aktobemunaigas já foi normalizado, acrescentando que o transporte de petróleo russo para a China não foi afetado pela contaminação.

A CNPC Aktobemunaigas era a sexta maior produtora do Cazaquistão em 2018, com 4,9 milhões de toneladas –cerca de 4,3% da produção total do país.

Um incidente semelhante ocorreu na Rússia no ano passado, quando exportações de óleo para a Europa, avaliadas em 2,7 bilhões de dólares, foram contaminadas, causando uma interrupção de oferta de grandes proporções.