Casos de Covid-19 nos EUA atingem recorde e autoridades preveem hospitalizações
O número médio de casos diários de Covid-19 nos Estados Unidos atingiu um recorde de 258.312 nos últimos sete dias, mostrou um levantamento da Reuters nesta quarta-feira, à medida que autoridades norte-americanas avaliam o impacto da variante Ômicron, que é mais transmissível.
O pico anterior para a média móvel de sete dias foi de 250.141 casos, registrado em 8 de janeiro deste ano.
A diretora Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), Rochelle Walensky, em uma rodada de entrevistas na televisão, disse estar atenta ao volume de casos no país e seu potencial impacto sobre agentes da saúde.
Embora haja alguns dados de outros países que mostram menos sintomas graves com a Ômicron, é muito cedo para dizer qual pode ser seu impacto nos Estados Unidos, especialmente devido às taxas de vacinação desiguais, disse ela à rede MSNBC.
“Podemos ter muitos, muitos mais casos e, portanto, ainda podemos ver muitos casos graves da doença nos hospitais”, disse Walensky.
“O que estou focada agora é ter certeza de que podemos superar esse pico da Ômicron, que o façamos com o mínimo de hospitalização e doenças graves”, acrescentou ela, destacando as vacinas e doses de reforço contra Covid-19 como as principais ferramentas para conter as infecções.
“Estamos observando e prevendo ainda mais casos dessa variante Ômicron”, mesmo que muitos deles sejam leves, disse ela separadamente à CNN norte-americana.